O Programa Nacional de Segurança do Paciente completa 10 anos neste ano de 2023, sendo comemorado no Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí – HRT/Unacon, com palestras e atividades lúdicas, envolvendo servidores e colaboradores.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) elegeu o tema “Engajando o paciente para a segurança do paciente”, com o slogan “Amplifique a voz dos pacientes”. O objetivo é conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes e a sociedade civil sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança nos serviços de saúde.
O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí está realizando entre os dias 20 a 22 de setembro, a Semana da Segurança do Paciente, com uma programação especial, voltada a Higienização das Mãos. A abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), e seguirá até a sexta-feira (22), sendo intensificada a Campanha de Higienização das Mãos, voltadas aos servidores, colaboradores, pacientes e seus acompanhantes.
Durante a semana, estão sendo realizadas atividades aos pacientes e familiares, com orientação sobre a correta higienização das mãos nos setores hospitalares: Clínica Cirúrgica, Unacon e Ambulatório, em horários intercalados. Visando, chamar a atenção de todos sobre a importância da aplicação da ação de higienizar de forma correta as mãos, nos momentos oportunos, conforme preconiza a Anvisa.
Veja também:
Sisteminha garante segurança alimentar para o homem do campo
Confira 10 dicas para economizar energia nestes dias quentes
Justiça manda indenizar quem teve Auxílio Brasil vazado
No corredor principal do HRT, a equipe organizadora do evento, instalou um painel com a colocação das mãos, para validar o compromisso em higienizar as mãos, além de realizar tarefas, propiciando uma integração lúdica de forma descontraída aos presentes, enfatizando os cinco momentos para higienização das mãos.
Aos que se destacam, uma premiação especial, mediante uma lembrança alusiva à Semana da Segurança do Paciente, como: bolsas plásticas para colocação dos adornos e copos personalizados como medida de sustentabilidade. Todos os participantes recebem um chaveiro, alusivo à Campanha de Higienização das Mãos, como forma de compromisso e fortalecimento da cultura de segurança do paciente.
Para o Diretor-Geral do Complexo, Júnior Souto, o envolvimento dos servidores, colaboradores, pacientes e da família é uma das estratégias para a eliminação de danos evitáveis nos cuidados de saúde. “Todos da equipe do hospital, pacientes, familiares e acompanhantes, têm um papel crucial na segurança do paciente, eles são considerados parceiros em seus cuidados. Quando ocorre esse engajamento, ganhos significativos são obtidos em segurança, satisfação e resultados de saúde”, afirmou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar