
Mais de 50 mil pessoas foram às ruas de Tucuruí, sudeste do Pará, neste domingo (8) para prestigiar a grande Procissão do Círio de Nazaré 2023. Realizado anualmente no município da região do Lago, as homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, acontecem na mesma data da festividade na capital paraense.
Para demonstrar fé e devoção e também agradecer as bênçãos, milhares de fiéis percorreram cerca de cinco quilômetros, durante a procissão de domingo.
Na tarde de sábado (7), centenas de fiéis cortejaram a imagem de Nossa Senhora pelas ruas do município dando início ao translado da Virgem de Nazaré que culminou na grande romaria no domingo.

Carros, motos, ciclistas e atletas acompanharam a imagem que saiu da igreja Santa Rita de Cássia, na Vila Permanente, rumo à comunidade de Pederneiras, de onde centenas de devotos em dezenas de embarcações acompanharam a Mãezinha pelo rio Tocantins até o Cais onde uma multidão recepcionou a Santa Padroeira que foi conduzida até a igreja de Nossa Senhora da Conceição.
Veja também:
Órgãos vistoriam rio para ver viabilidade do Círio Fluvial
Padre descobre que vai ser papai e pede para sair da Igreja
3ª Corrida do Círio de Marabá reúne mais de 200 atletas
Na noite do sábado aconteceu a Procissão das Velas, que é a continuação do Círio fluvial, que saiu da Vila da Pederneira e chegou por volta de 18h40 à praia do mangal, de onde foi conduzida até a Igreja Nossa Senhora da Conceição.
No domingo, a tradicional missa campal celebrada padre Gilvan Manoel, aconteceu em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição, no tradicional bairro da Jaqueira e marcou o início da grande procissão, que saiu por volta das 9h e seguiu pelas principais ruas de Tucuruí.

Demonstrações de fé e adoração marcaram todo o percurso da Mãezinha. Após percorrer as principais ruas e avenidas de Tucuruí, a berlinda chegou às 12h15 na comunidade Nossa senhora de Nazaré, no Bairro do Paravoá, onde foi celebrada uma missa de encerramento da grande procissão.
Mesmo o Círio de Tucuruí sendo realizado no mesmo dia em que se realiza a procissão de Nazaré em Belém, anualmente o número de fiéis e romeiros vem aumentando. A festa religiosa é a coroação do povo católico, mas a cada ano, cada vez mais as demais denominações religiosas participam apoiando os romeiros com a distribuição de água e lanche.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar