
Na manhã desta quinta-feira (14), a Eletrobras Eletronorte realizou a abertura gradual das comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica Tucuruí, no sudeste paraense, como medida preventiva para manter a segurança do nível do lago e controle da vazão do rio Tocantins.
Em março deste ano, técnicos da Eletrobras Eletronorte se reuniram com várias instituições para esclarecer que o volume de água atual não impactará as comunidades ribeirinhas, por não haver previsão de cheia na região jusante da usina.
Veja também:
- Vídeo: câmeras flagram momento em que dupla furta TV de loja
- Vídeo: entregador joga TV de cliente por cima do muro, veja!
- Estado faz entrega de totens da Segurança Pública em Marabá
O monitoramento inclui pontos nos municípios de Marabá e Conceição do Araguaia, além da área do lago da Usina de Tucuruí.

Este monitoramento orienta as autoridades e comunidades durante o período de chuvas, entre janeiro e junho. A Eletrobras Eletronorte divulga diariamente o Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins para manter todos informados e está disponível em https://www.eletronorte.com.br/vazaotucurui/.
Essas previsões são atualizadas diariamente e, durante as chuvas, a comunicação com as autoridades é intensificada para antecipar ações de prevenção. O objetivo é preservar o nível do lago abaixo da cota de segurança, assegurando a proteção das áreas circunvizinhas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar