plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
LAGO DE TUCURUÍ

Comunidade aprende práticas sustentáveis para manutenção de rio

Projeto da AXIA Energia mobiliza 12 municípios do Pará e mostra que a participação local é a chave para o futuro sustentável da região, com impactos positivos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Comunidade aprende práticas sustentáveis para manutenção de rio camera Os técnicos do programa desenvolveram oficinas que transformam o conhecimento em prática sustentável | Reprodução/Ascom AXIA

A AXIA Energia (antiga Eletrobras) concluiu o ciclo de 2025 do seu Programa de Educação Ambiental (PEA), deixando um legado de mobilização e práticas sustentáveis em 12 municípios na área de influência da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no sudeste do Pará. A iniciativa, que cumpre condicionantes ambientais da usina, reforça a participação ativa da comunidade como fator determinante na proteção do ecossistema local.

🎣 Foco na Prática e no Meio Ambiente

O grande diferencial das ações de 2025 foi a ênfase na ação comunitária e na mudança de hábitos, com foco em atividades práticas e direcionadas.

Os técnicos do programa desenvolveram oficinas que transformam o conhecimento em prática sustentável, como a produção de sabão a partir de óleo residual. Além disso, foram realizadas orientações detalhadas sobre o descarte correto de resíduos e palestras de sensibilização que utilizaram recursos audiovisuais para engajar alunos e moradores.

Veja também:

O programa dedicou atenção especial aos pescadores ribeirinhos e agricultores, que sentem diretamente os impactos das mudanças climáticas, como a redução no número de peixes e camarões. As oficinas oferecidas ajudam a aprimorar o manuseio dos pescados e a implementar práticas agrícolas mais sustentáveis, resultando em melhores safras e maior retorno econômico para as famílias.

🗣️ Comunidade Vê Resultados

A resposta e o engajamento das comunidades locais foram notáveis, especialmente na região do Baixo Tocantins. Pescadores e professores destacam que a união de esforços e a conscientização gerada pelas oficinas já trazem resultados.

“A gente percebe que tem menos camarão e peixe no rio. Há uns anos, os pescadores se reuniram para vigiar o rio e funcionou. Um tempo depois, nosso trabalho foi liberado e tinha muito peixe! [...] Essas oficinas são muito importantes”, relata Euzilene Viana, pescadora da Comunidade Santana, em Mocajuba.

Projeto da AXIA Energia mobiliza 12 municípios do Pará e mostra que a participação local é a chave para o futuro sustentável da região, com impactos positivos na economia ribeirinha. Dol Carajás 02

Italo Rodrigues, professor em Mocajuba (PA), enfatiza o papel da educação na preservação: “Como professores, nós tentamos despertar a consciência da comunidade, ensinando o descarte de lixo, explicar o desmatamento e o cuidado com a pesca. Queremos passar aos nossos alunos a necessidade de cuidar e deixar esse patrimônio natural riquíssimo para os nossos descendentes usufruírem de tudo isso.”

🗺️ Abrangência e Impacto

As atividades de 2025, definidas em parceria com representantes da sociedade civil, percorreram mais de 18 mil quilômetros, chegando a 76 escolas e 19 comunidades. No total, 3.842 pessoas foram atendidas, incluindo 2.920 estudantes, 325 pequenos agricultores e 336 pescadores artesanais.

A iniciativa, que cumpre condicionantes ambientais da usina, reforça a participação ativa da comunidade como fator determinante na proteção do ecossistema local.
📷 A iniciativa, que cumpre condicionantes ambientais da usina, reforça a participação ativa da comunidade como fator determinante na proteção do ecossistema local. |Reprodução/Ascom AXIA

Desde sua criação em 2014, o PEA Tucuruí já alcançou aproximadamente 97 mil pessoas.

“O que fazemos nesse programa de educação ambiental é construir, junto com as comunidades, caminhos mais sustentáveis para a região. Cada oficina, cada conversa, ajuda a transformar práticas e garantir que esse território continue vivo para as próximas gerações”, explica Jader Fernandes, diretor de Licenciamento Ambiental e Condicionantes da AXIA Energia.

O programa abrange os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Itupiranga, Nova Ipixuna e Novo Repartimento (acima da barragem), e Cametá, Limoeiro do Ajuru, Baião, Mocajuba e Igarapé-Mirim (abaixo da barragem). O próximo ciclo de atividades do PEA está previsto para 2026.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Tucuruí

    Leia mais notícias de Tucuruí. Clique aqui!

    Últimas Notícias