No mês em que se comemora a Consciência Negra, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás promove uma programação on-line e gratuita com oficinas, contação de histórias, palestras e espetáculos sobre a temática.
Quem abre a agenda de novembro é a escritora e realizadora de conteúdos relacionados à educação para a diversidade, Janine Rodrigues. Ela estará à frente da oficina de letramento racial e educação antirracista, que ocorrerá no período de 09 a 12/11, às 20h, via Google Meet.
Os participantes da oficina vão debater como o racismo, o bullying e os demais preconceitos são construídos e mantidos, política e ideologicamente. A oficina também abordará os impactos do racismo na educação e caminhos para a construção de práticas para um ensino mais igualitário.
Para se inscrever, basta enviar mensagem ou ligar para um destes números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451. Os participantes terão direito à certificação.
Etnomusicologia
Para quem tem interesse em assuntos como Etnomusicologia, que é o estudo da música de diferentes culturas no mundo, estão abertas as inscrições para a palestra “Identidades potentes: a importância de conteúdos regionais e tradicionais no ensino da música”.
A programação será realizada nesta quinta-feira (11), às 20h, com mediação de Edilberto Fonseca, da Universidade Federal Fluminense, e participação de Liliam Barros e Sonia Chada, do LabEtno - Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará.
VEJA TAMBÉM:
Cabo é encontrado em hélice do avião que caiu com Marília
“Deus me deu, Deus tirou”, afirma mãe de Marília Mendonça
Dança afrocontemporânea
De 22 a 26/11, às 20h, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás realizará uma oficina de dança afrocontemporânea, com Carlos Henrique Monteiro e Victor Shinoda.
Durante os encontros virtuais serão criados jogos e dinâmicas a partir de exercícios de alongamento, respiração e sequências de movimentos simples, tendo como elementos os movimentos da dança contemporânea e das danças de matrizes africanas.
Espetáculo teatral
Três diferentes histórias de vida e um problema em comum: o racismo e o preconceito racial e de gênero. Esses temas serão apresentados no dia 29/11, às 20h, no espetáculo teatral Maria Negra, dirigido por Carlos Henrique Monteiro e encenado pela atriz Lette Trindade.
O espetáculo é uma peça autoral interpretada e apresentada em três atos. Ele mostra as vivências de três trabalhadoras negras de classes sociais distintas: uma artista plástica, uma professora e uma lavadeira de rio.
Protagonismo feminino
No dia 30/11, às 20h, via WhatsApp, será promovida a palestra “Protagonismo das mulheres e consciência negra na dança”. Durante o bate-papo, Amélia Conrado, da Universidade Federal da Bahia, abordará o lugar das mulheres negras na dança, seu protagonismo e os apagamentos na trajetória histórica dessa área.
Mulheres indígenas
Além da temática negra, em novembro, a programação virtual da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás também tratará do empoderamento de mulheres indígenas.
A abordagem será conduzida pelas Suraras do Tapajós, de 15 a 19/11. O coletivo é formado por mulheres indígenas que apoiam organizações nas lutas pelos direitos e resistências dos povos tradicionais e que trabalham a música como forma de resistência.
Contação de histórias
Em novembro, quatro novas histórias serão contadas pela Casa da Cultura: “Carne de Língua”, no dia 09/11; “A menina que virou coruja”, no dia 16/11; “Elefantes negros e brancos”, no dia 23/11; e “A menina que gostava de saber”, no dia 30/11. A última contação de história terá a participação de um intérprete de Libras - Língua Brasileira de Sinais.
Serviço
O quê? Programação on-line e virtual da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.
Quando? Ao longo do mês de novembro, sempre às 20h, via WhatsApp ou Google Meet.
Quem pode participar? Qualquer pessoa com acesso à internet.
Como se inscrever? Enviando mensagem ou ligando para um destes números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar