Empresas de segurança e combate a vírus vivem trabalhando para monitorar o sistema de aparelhos celulares e de empresas para identificar possíveis falhas e incentivar a imediata solução dos problemas. Uma dessas falhas foram identificadas em aparelhos de celulares da empresa chinesa Xioami, que tem forte adesão no mundo e é uma das empresas que mais crescem no Brasil em número de vendas.
A startup de segurança de aplicativos Oversecured fez um alerta para usuários de celulares da Xiaomi: os aparelhos podem estar correndo riscos de segurança. Segundo a empresa, são 20 falhas que vão desde o sistema operacional até a biblioteca de imagens, e permitem que cibercriminosos tenham acesso a informações pessoais remotamente.
Segundo a startup, todos os celulares da marca são afetados. As falhas foram detectadas pela empresa durante cinco dias, de 25 a 30 de abril, e relatadas à empresa para correção.
Veja também:
- ChatGPT pode anunciar rival do buscador do Google
- Simulador virtual vai imitar como humanos digitam no celular
- Novo recurso do Instagram vai borrar fotos íntimas a menores
Em uma lista, a Oversecured detalhou o que foi cada falha identificada. Elas atingem todos os usuários, já que os erros vão desde o sistema operacional HyperOS até o serviço de nuvem da companhia, o Xiaomi Cloud, e a biblioteca de imagens dos aparelhos.
As vulnerabilidades vêm do pacote da Xiaomi no AOSP (Android Open Source Project).
Algumas das consequências das falhas são:
- Brechas que dão acesso à Galeria de fotos e vídeos e aos arquivos no sistema de nuvem Xiaomi Cloud;
- Brechas que dão acesso às informações de Bluetooth, Wi-Fi e serviços telefônicos, como números de contato;
- Exposição de dados de aplicativos de segurança, compartilhamento de vídeo (MI Video) e loja de apps (GetApps);
- Problemas de segurança no sistema operacional.
- Isso pode levar ao acesso de informações pessoais e de conexão, além de acesso remoto ao aparelho.
O que diz a Xiaomi
A Xiaomi é conhecida por sua agilidade em resolver brechas de segurança, mas ainda não se pronunciou sobre o caso, nem fez atualizações nos sistemas dos celulares.
A empresa foi contatada e a nota será atualizada mediante o retorno.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar