plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ARTE URBANA

Artistas confeccionam mural em bairro histórico de Marabá  

A intervenção no Mirante da Orla faz parte do projeto Arte em Cores

Imagem ilustrativa da notícia Artistas confeccionam mural em bairro histórico de Marabá   camera Artistas criam, coletivamente, um grande painel artístico usando técnicas como o grafite, a pintura, o desenho e o estêncil | Edson Filho/ Divulgação

Os traços da arte urbana estão colorindo um muro no Mirante da Orla, em Marabá, sudeste do Pará. O espaço fica localizado na área mais antiga do município, o bairro Francisco Coelho, que é mais conhecido como Cabelo Seco. É lá que, desde a última quarta-feira (27), cinco artistas criam, coletivamente, um grande painel artístico usando técnicas como o grafite, a pintura, o desenho e o estêncil.

Bino Sousa, Carla Bianca e Bosco, de Marabá, e Fransuelle Pereira dos Santos e Mário Eugênio Pereira Lobato, de Parauapebas, se destacaram entre os 29 artistas do Pará que participam do projeto Arte em Cores em 2022.

Intervenção no Mirante será finalizada neste sábado, 30
📷 Intervenção no Mirante será finalizada neste sábado, 30 |Edson Filho/ Divulgação

Entre junho e o início deste mês, os 29 selecionados coloriram as paredes de espaços públicos, como escolas e áreas próximas a praças, em suas respectivas cidades. As obras foram avaliadas individualmente por uma comissão formada por Gilberto Scarpa, coordenador do projeto, e pelos instrutores André Amparo e Fhero. Os cinco que mais se destacaram estão criando, juntos, um mural coletivo na Orla de Marabá. A intervenção será finalizada neste sábado, 30.

Oficina de pintura

Enquanto os artistas estarão dando os últimos retoques no painel, quem estiver no local, poderá participar de uma oficina de pintura. A atividade será ofertada gratuitamente à comunidade, para pessoas de todas as idades, no horário das 7h às 12h e das 17h às 19h30.

Finalizada essa etapa, em agosto, as intervenções dos 29 artistas que participam do projeto vão compor uma galeria virtual, a ser lançada no site arteemcores.art.br, reunindo as criações que estão espalhadas pelos municípios de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Tucumã e Ourilândia do Norte.

O que é o projeto?

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Arte em Cores é um projeto dedicado à valorização da arte urbana e tem o objetivo de dar visibilidade a artistas das cidades onde atua. Nesta edição do projeto, já foram realizadas 49 obras espalhadas por 11 municípios do Pará e do Maranhão. Aos artistas participantes, foram destinados mais de R$ 120 mil, distribuídos entre prêmios e ajuda de custo para a realização das obras e participação no Arte em Cores.

VEJA TAMBÉM:

Exposição “Caboclo da Amazônia” chega ao sudeste do Estado

FM 91 dá prêmios valiosos em promoção pelas ruas da cidade

Serviço

O quê? Criação de um mural artístico no Mirante da Orla.

Quando? 30 de julho, das 7h às 12h e das 17h às 19h30.

Onde? Mirante da Orla – Bairro Francisco Coelho - Marabá Pioneira.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cultura

Leia mais notícias de Cultura. Clique aqui!

Últimas Notícias