O município de Marabá no sudeste paraense tem um motivo a mais para apreciar e torcer no jogo entre Flamengo x Corinthians na noite desta quarta-feira (19) em partida válida pela final da Copa do Brasil. É que o árbitro marabaense Djonaltan Costa Araújo foi escalado para participar da fase de preparação física e técnica, além de atividades do VAR na partida.
Aos 31 anos, Djonaltan Costa Araújo vem fazendo história com suas conquistas na trajetória no futebol brasileiro. O árbitro marabaense compõe o quadro da elite de arbitragem profissional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e estreou recentemente como árbitro central apitando jogos na série B. Na série A, já atuou como árbitro adicional.
"Recebi o convite com uma imensa gratidão a Deus pela oportunidade de estar ali desse seleto grupo que vai fazer parte dessa grande decisão entre Flamengo x Corinthians", declarou. "Só de estar próximo e participar da parte mental e física, técnica, teórica com esse grupo que é o mesmo que vai pra Copa do Mundo, de estar lá representando a Federação Paraense, minha cidade Marabá, é muito gratificante", salientou.
Djonaltan Costa enfatizou que essa inclusão é um trabalho que vem sendo feito pela comissão de arbitragem sendo quatro jovens árbitros do Brasil que foram selecionados, sendo ele um dos escolhidos.
Veja também:
Dois garotos de Marabá vão jogar no Santos de Pelé e Neymar
Bispo de Marabá entrega camisa do Águia ao Papa Francisco
Fisiculturista marabaense se classifica para o Mr. Olympia
Católico de coração, Djonaltan Costa agradece à Santa Luzia, São Jorge e especificamente Nossa Senhora de Nazaré. "Agradeço a intercessão dela por nos abençoar, nos guardar, nos conceder essas oportunidades", declarou.
A preparação começou neste domingo (16) no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB) e nos campos da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.
A Federação Paraense de Futebol se manifestou sobre o tema e parabenizou Djonaltan pela convocação: “A FPF deseja sucesso ao nosso árbitro Djonaltan Costa, neste importante processo de desenvolvimento e qualificação de nossa arbitragem”.
Djonaltan Costa Araújo começou a carreira ainda na adolescência, há 15 anos. No inicio de 2021 deu mais um passo importante para sua ascensão profissional. Esteve dentre os três árbitros paraenses convocados pela CBF para o curso do VAR (árbitro de vídeo), e está capacitado para a função.
“Foram 10 dias nos habilitando. É uma estrutura que veio para beneficiar o futebol, veio para fazer justiça e nós, enquanto árbitros, estarmos dentro desse seleto grupo, são apenas 4 árbitros dentro do Pará, nesse contexto, é uma experiência interessante. Aprendemos muito sobre as regras do jogo, de como funciona o protocolo VAR e isso sem sombras de dúvidas foi um dos pontos primordiais para que eu estivesse agora na série B do Campeonato Brasileiro” destaca Djonaltan.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar