O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta nacional aos consumidores nesta semana, após determinar que 23 lotes de café torrado são impróprios para o consumo humano. A medida exige o recolhimento imediato dos produtos das prateleiras de supermercados e centros de distribuição.
De acordo com os laudos laboratoriais do Mapa, foram identificadas matérias estranhas e impurezas (como cascas e paus) acima dos limites máximos estabelecidos pela legislação brasileira. As irregularidades ferem as normas de identidade e qualidade que garantem a segurança alimentar do café comercializado no país.
Veja também
- Veja a lista de ganhadores da promoção “Compra Premiada”
- Projeção aponta reajuste com ganho real para professores em 2026
- Não fique de fora: Inscrições abertas para a SEFA!
Marcas e Lotes Afetados
A desclassificação atinge quatro marcas específicas, em suas versões tradicional e extraforte. São elas:
• Terra da Gente
• Jalapão
• Made in Brazil
• Q-Delícia
Orientação ao Consumidor
O Ministério recomenda que os cidadãos que adquiriram pacotes pertencentes a esses lotes interrompam o consumo imediatamente. O consumidor tem o direito de retornar ao local da compra para solicitar a troca do produto ou o reembolso do valor pago.
Além disso, caso o consumidor encontre esses lotes ainda à venda, a orientação é formalizar uma denúncia por meio dos canais oficiais do Mapa (Fala.BR) ou junto aos órgãos de Defesa do Consumidor (Procon).
Fiscalização Permanente
Esta apreensão faz parte das ações de monitoramento rotineiro do Governo Federal para coibir a fraude e o descumprimento de normas técnicas no setor cafeeiro. A presença de impurezas, além de prejudicar o sabor e o aroma da bebida, pode representar riscos à saúde se houver contaminantes associados aos resíduos encontrados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar