Se você olhar hoje à noite para o céu noturno (claro se o céu estiver limpo), você verá uma estrela brilhante bem acima de todas as outras, ela é tão brilhante que vai chamar a sua atenção. Entretanto, não é uma estrela. É o planeta saturno. Se tiver uma luneta ou telescópio você poderá ver os famosos anéis. Ou se baixar o aplicativo Stellarium, também vai confirmar que é realmente o planeta dos anéis.
Com mais de 140 luas, Saturno é um dos planetas mais “famosos” e cientificamente interessantes do Sistema Solar. Muito disso se deve à sua característica mais marcante: um fascinante sistema de anéis.
Acontece que, em pouco menos de dois anos, essa peculiaridade que torna o gigante gasoso tão incrível vai desaparecer – pelo menos, das nossas vistas.
Veja também:
- Motivo de demissão de “fiel escudeira” de Ana vem à tona
- Silvio Santos proíbe demissões de duas estrelas do SBT
- Povo vai decidir proibição, ou não, do cigarro eletrônico
Vamos entender:
Saturno é o sexto planeta a partir do nosso Sol e o segundo maior do Sistema Solar;
Com cerca de 120,5 mil km de diâmetro, ele mede quase 10 vezes mais que a Terra;
Seus anéis característicos são feitos de pedaços de gelo e rocha, que se acredita terem caído em órbita ao redor do planeta depois que corpos cósmicos maiores foram dilacerados pela sua gravidade;
Os anéis se estendem por 282 mil km da superfície do planeta, mas são incrivelmente finos, com uma espessura vertical de apenas cerca de 10 metros em determinadas partes;
Toda essa estrutura vai sumir da visão da Terra em março de 2025.
Desaparecimento dos anéis de Saturno é ilusão de ótica… por enquanto
Este desaparecimento cósmico ocorrerá como resultado de uma ilusão de ótica, quando a Terra estiver posicionada no ponto exato onde as bordas mais finais dos anéis estiverem voltadas para cá.
I've seen chatter about how Saturn's rings will "disappear" on 23 March 2025. What this actually means is that we will see Saturn's very thin rings edge-on then, so they'll *seem* to disappear. It happens every ~15 yrs. Here's Alan Friedman's composite sequence for 2004-2009. pic.twitter.com/BgI5Nw2Qy6
— Dr Heidi B. Hammel (@hbhammel) November 8, 2023
E não será a primeira vez que isso vai acontecer. Uma vez a cada 13 a 16 anos, o plano do gigante gasoso se alinha com a Terra exatamente quando a banda mais fina dos anéis se volta diretamente para nós.
Isso acontece no equinócio de Saturno, que é o ponto na órbita de um planeta quando o Sol brilha diretamente sobre o equador. A Terra experimenta isso duas vezes por ano, em março e setembro, mas como a órbita de Saturno ao redor do Sol leva cerca de 29,4 anos terrestres, seus equinócios são muito menos comuns.
Segundo a NASA, a última vez que isso ocorreu foi em setembro de 2009, e a próxima será em outubro de 2038. Pouco antes disso, em 2032, Saturno estará melhor angulado, distante da Terra, permitindo que seus anéis sejam vistos em todo seu esplendor.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar