A expressão "História de pescador" é usada para descrever relatos surpreendentes e aparentemente improváveis contados por pescadores das cidades interioranas do Brasil. No entanto, com o avanço das ferramentas tecnológicas, muitos desses relatos passaram a ser registrados, comprovando que são, de fato, verdadeiros e não apenas "histórias de pescador".
Um peixe de grande porte da espécie pirarara ficou entalado depois de tentar engolir uma iguana. O peixe foi salvo por pescadores amadores e solto na natureza. A situação surpreendente ocorreu no Rio Araguaia, no distrito de Barreira de Campo, município de Santana do Araguaia, nas proximidades da divisa Pará-Tocantins.
Um grupo de amigos, que montou acampamento numa praia do Rio Araguaia, encontrou o peixe agitado nas proximidades da margem. "O peixe já estava se debatendo na água com a barriga para cima. Se a gente não visse, a pirarara iria morrer junto com a iguana. O tamanho do peixe eu creio que é de 80 centímetros a um metro. E a iguana eu creio que deve ser de 50 a 60 centímetros", relatou o empresário Eduardo Mota. Ele e os amigos são das cidades de Coromandel e Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Vídeo: mortandade de peixes é investigada pela polícia
- Cientistas filmam peixe mais rápido do mundo caçando. Veja!
- Tucunaré é o pescado mais apreciado por turistas em Marabá
Para provar que o caso não é apenas mais uma “história de pescador”, o grupo de amigos registrou o incidente em vídeo. Nas imagens, o peixe aparece se debatendo na água, com um considerável volume na região da barriga e com a boca aberta. A princípio, os amigos desconfiaram que o peixe teria engolido uma cobra ou uma arraia. Contudo, ao puxarem a cauda do animal que estava sendo devorado, descobriram que se tratava de uma iguana.
Nas imagens, é possível ver um dos pescadores puxando a iguana pela cauda até que ela sai de dentro do peixe, mas já sem vida. Após se recuperar do susto, a pirarara foi solta no Rio Araguaia, conforme registrado pelos amigos.
PIRARARA
A pirarara é uma espécie nativa da região Norte do Brasil, principalmente das bacias do Rio Amazonas e Tocantins-Araguaia. O animal pode atingir, na fase adulta, cerca de 60 kg e chegar a 1,5 m de comprimento. A pirarara é considerada um dos peixes de couro mais belos da região amazônica por conta de sua coloração. Ela tem dorso castanho, flancos amarelados, ventre branco e nadadeiras dorsal e caudal alaranjadas ou avermelhadas. Esse peixe de água doce é onívoro, alimentando-se inclusive de peixes menores.
ASSISTA AO VÍDEO:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar