plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
EVITE DÍVIDAS EM 2025

Febraban e Procon dão dicas para um consumo consciente

Órgãos trazem orientações para equilibrar gastos e aproveitar a temporada com tranquilidade.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Febraban e Procon dão dicas para um consumo consciente camera Com o aumento de gastos típicos de dezembro, como presentes, ceias e viagens, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Procon-SP disponibilizaram orientações para ajudar consumidores a manterem as finanças equilibradas. | Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil / Reprodução

Com o aumento de gastos típicos de dezembro, como presentes, ceias e viagens, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Procon-SP disponibilizaram orientações para ajudar consumidores a manterem as finanças equilibradas e começarem 2025 com as contas em dia.

Segundo Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira da Febraban, com um pouco de planejamento é possível consumir com consciência e evitar o endividamento. “Diferenciar desejos de necessidades e planejar os gastos ajudam a começar 2025 sem dívidas. Com orientação financeira, é possível aproveitar o recurso extra que entra no fim de ano e celebrar as festas sem se endividar”, destacou.

As principais recomendações da Febraban incluem:

  • Reservar parte do 13º salário para quitar dívidas ou antecipar despesas do início do ano;
  • Estabelecer limites de gastos com presentes, viagens, decorações e itens para a ceia;
  • Dividir os custos da ceia entre os convidados;
  • Evitar o parcelamento excessivo e priorizar pagamentos à vista de valores menores.

Veja também:

Viagens de verão

O Procon-SP reforça a importância de planejar as férias de verão, considerando todos os custos, desde transporte e hospedagem até alimentação e passeios. O órgão também divulgou um levantamento que serve como referência para ajudar os consumidores a encaixarem viagens no orçamento.

A pesquisa inclui:

  • Custos médios de pedágios, passagens de ônibus e tempo de viagem entre 16 destinos turísticos de São Paulo;
  • Comparativos de preços de itens como repelentes, protetores solares e bronzeadores;
  • Valores médios de hospedagem e alimentação em 13 cidades do interior e litoral paulista, incluindo Guarujá, Santos e Brotas.

“Planejar as despesas é essencial para evitar surpresas e garantir que o período de férias seja tranquilo e dentro do orçamento”, reforçou o Procon-SP.

Com as festas de fim de ano e a temporada de férias, o consumo consciente e o planejamento financeiro são aliados importantes para aproveitar a época sem comprometer as finanças do próximo ano.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Brasil

    Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias