plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NÍVEL 1

Japão emite alerta para surto global de varíola dos macacos

Autoridades governamentais pedem que cidadãos japoneses ao redor do mundo tomem medidas meticulosas de precaução para não contrair a doença

Imagem ilustrativa da notícia Japão emite alerta para surto global de varíola dos macacos camera O alerta de nível 1 é o mais baixo da escala japonesa que vai de um a quatro | Reuters/Dado Ruvic

O Japão emitiu nesta segunda-feira (25), em Tóquio, alerta de nível 1 contra a varíola dos macacos, em meio a um surto global do vírus.

Autoridades governamentais pedem que cidadãos japoneses ao redor do mundo tomem medidas meticulosas de precaução para não contrair a doença. Afirmam, ainda, que pessoas que planejam viajar para o exterior ou permanecer fora do Japão devem estar especialmente atentas.

O alerta de nível 1 é o mais baixo da escala japonesa que vai de um a quatro. No sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de varíola dos macacos como “emergência de saúde pública de preocupação internacional”.

Veja também!

Mototaxista “Marabá” morre após colidir com árvore

Simaria posta indireta misteriosa e atiça as redes sociais

Capotamento deixa um irmão morto e outro em estado grave

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, o período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais de 16 mil casos da “Varíola do Macaco” já foram relatados em 75 países. Tal cenário tem preocupado as autoridades de saúde, obrigando uma reação mais enérgica, a exemplo do pronunciamento de Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando a população.

A varíola dos macacos foi descoberta pela primeira vez em 1958, quando dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colônias de macacos mantidos para pesquisa. O primeiro caso humano dessa variante foi registrado em 1970 no Congo. Posteriormente, foi relatada em humanos em outros países da África Central e Ocidental.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mundo

Leia mais notícias de Mundo. Clique aqui!

Últimas Notícias