
Teve início nesta quarta-feira (7/5), no Vaticano, o conclave que definirá o novo papa da Igreja Católica. Ao todo, 133 cardeais com direito a voto participam da cerimônia, marcada por um rígido protocolo de segurança e isolamento total que deve se estender até que p sucessor de Francisco seja definido.
O processo começou com a tradicional Missa “Pro Eligendo Romano Pontifice”, celebrada na Basílica de São Pedro, com participação obrigatória de todos os cardeais eleitores. À tarde, os religiosos seguiram em procissão até a Capela Sistina, local das votações, onde cada um fez um juramento individual de fidelidade à Igreja e sigilo absoluto.
Em seguida, o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias determinou o “extra omnes” — expressão que ordena a saída de todos que não participam da eleição. Após breve meditação espiritual conduzida por um eclesiástico, os cardeais ouviram o cardeal decano e puderam esclarecer dúvidas antes de dar início à votação.
Veja também:
- Votos e fumaça: entenda o conclave, que elegerá novo papa
- Vaticano: conheça fatos únicos sobre o menor país do mundo
- Golpistas pedem Pix para comprar marmitas para o conclave
Horários da fumaça
Segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a tradicional fumaça da Capela Sistina indicará os resultados das votações em dois horários diários: entre 5h30 e 7h e entre 12h30 e 14h (horário de Brasília). A primeira fumaça deste conclave está prevista apenas para depois das 14h desta quarta-feira.
Nos dias seguintes, a fumaça aparecerá nos horários principais da manhã e da tarde. Se for branca, um novo papa foi eleito. Se preta, não houve consenso entre os cardeais.
Como funciona a votação
As votações ocorrem em absoluto sigilo dentro da Capela Sistina. Os cardeais não têm acesso a meios de comunicação externos durante o processo. Para ser eleito, o candidato precisa obter dois terços dos votos: no caso atual, pelo menos 89 dos 133 votos disponíveis.
Caso não haja decisão após três dias de votação, é prevista uma pausa de até 24 horas, com momentos de oração e reflexão, conduzidos pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.
A lista de cardeais eleitores inclui representantes de diversos continentes e indicações feitas por diferentes pontificados. A expectativa é de que o novo papa seja anunciado nos próximos dias.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar