A descentralização é um fenômeno que tem relação direta com o tamanho da extensão territorial de um país, para melhor gerir e alocar recursos. A descentralização administrativa se divide em três grupos: a descentralização por serviços, a descentralização por colaboração e territorial.
Esse foi o tema de uma reunião realizada nesta terça-feira (1º) no Centro Integrado de Comando e Controle, em Belém.
O Comandante do Comando de Policiamento Regional CPR II, Coronel Dayvid Sarah, Presidente do Comitê Integrado de Segurança Pública e Defesa Social (CISPEDS) da 10ª RISP/Carajás, participou da reunião junto ao Secretário de Segurança, Ualame Machado e demais integrantes do sistema de segurança pública.
O evento foi realizado na Capital (Belém) no Centro Integrado de Comando e Controle da Segup, com objetivo de alinhar as ações do Projeto "Segurança Por Todo Pará" na construção dos Planos Táticos da Região de Carajás.
O objetivo é descentralizar a gestão da segurança pública, a fim de continuar reduzindo os índices de criminalidade no Estado. O Evento foi coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Até o final deste semestre estão previstas visitas a 13 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp).
Descentralizando a gestão, o programa visa levar representantes da segurança pública estadual às sedes das Risps para um momento de escuta e identificação das principais demandas da região. No ano passado, o programa percorreu 13 das 15 Regiões Integradas para debater as demandas.
Veja também!
Cidade do Pará realiza mutirão de testagem da Covid-19
Veja se você já tem direito a receber o PIS/Pasep 2022
Polícia recupera duas motos roubadas no sul do Pará
Em 2022 inicia a segunda fase, que consiste em operacionalizar os planos táticos elaborados pelos comitês regionais no interior do Estado, informou o secretário adjunto de Operações da Segup, coronel Alexandre Mascarenhas. “A partir da próxima segunda-feira (14) vamos reunir com cada comitê na sede da regional, com todos os representantes dos órgãos do Sieds e os órgãos parceiros, como os da esfera federal com atuação naquela regional, para montar os planos de ação e colocá-los em prática”, destacou o secretário adjunto.
Descentralização
Com o objetivo de aprimorar a abrangência de atuação do Sieds, a fim de descentralizar a gestão de Segurança Pública, o programa “Segurança Por Todo o Pará” aperfeiçoa no interior as ações integradas que obtiveram êxito na Região Metropolitana de Belém.
“Através deste programa nós vamos às sedes das Regiões Integradas para construção dos planos, e colocamos em prática. Queremos, com isso, uma padronização das ações da segurança em nível estadual”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar