DOL Carajás
DOENÇAS CARDÍACAS

Helder entrega setor de Hemodinâmica do Regional em Marabá

Investimento de mais de R$ 7 milhões permitirá que pacientes cardiológicos de 22 municípios tenham atendimento especializado sem se deslocar a outros centros

segunda-feira, 13/06/2022, 15:52 - Atualizado em 13/06/2022, 15:49 - Autor: Com Informações Ag. Pará

Google News

Governador Helder ouve explicações técnicas sobre equipamentos do setor de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará
Governador Helder ouve explicações técnicas sobre equipamentos do setor de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará | Marco Santos/ Ag. Pará

O governador Helder Barbalho esteve em Marabá, no sudeste do Estado, na manhã desta segunda-feira (13) para fazer a entrega do setor de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP). Ao todo, foram investidos na construção do setor mais de R$ 7 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A obra trará benefícios para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região.

O espaço terá capacidade para cerca de 100 procedimentos ao mês e contará com uma equipe de 20 profissionais, entre médicos cardiologistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além de equipe de apoio e administrativa.

O setor abrange 350 metros quadrados, divididos em consultório, sala de hemodinâmica, sala de repouso com quatro leitos, sala de limpeza de cateter, vestiários e salas administrativas.

Durante a cerimônia de entrega do novo setor, o governador Helder avaliou a importância da obra para a região: “Hoje demos um passo fundamental no fortalecimento da estrutura de saúde da região sudeste do estado, a partir da entrega desse centro de hemodinâmica que atenderá Marabá e toda esta região, não mais necessitando que pacientes cardiológicos tenham que se deslocar, seja para Belém ou até mesmo centros de saúde de outros estados”, declarou.

 

Equipe técnica do setor de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá: mais de 100 procedimentos ao mês
Equipe técnica do setor de hemodinâmica do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá: mais de 100 procedimentos ao mês | Marco Santos/ Ag. Pará
 

Procedimentos 

Com a entrega do novo setor serão oferecidos aos usuários procedimentos em cardiologia, como cateterismo cardíaco com cineangiocoronariografia, cateterismo de ablação de focos de arritmias, estudo eletrofisiológico, anomalias congênitas e angioplastia cardíaca com stent, além de implantes de marca-passo definitivo. O Hospital contará ainda com procedimentos neurovasculares, como arteriografia cerebral, MAV (malformação arteriovenosa), embolização de aneurisma cerebral e angioplastia de carótida.

Serão realizados por mês, na primeira fase de funcionamento, mais de 100 procedimentos cirúrgicos, beneficiando pacientes que teriam que se deslocar até Belém para realizar o tratamento. O equipamento de hemodinâmica instalado no HRSP é um dos mais modernos do País e vai assegurar uma grande variedade de parâmetros para os procedimentos intervencionistas minimamente invasivos de alta complexidade na área cardiológica.

O diretor do HRSP, Valdemir Girato, elogiou os novos aparelhos entregues pelo governo do estado: “É um momento histórico receber em nossa unidade o equipamento de hemodinâmica, um aparelho de alta performance que vai salvar muitas vidas”, afirmou.

 

Nélio Moraes de Souza, mototaxista, é um dos primeiros pacientes a ser atendidos pelo setor: "não vou precisar sair da minha cidade"
Nélio Moraes de Souza, mototaxista, é um dos primeiros pacientes a ser atendidos pelo setor: "não vou precisar sair da minha cidade" | Marco Santos/ Ag. Pará
 

Veja também:

Senar abre seleção para mais de 2.510 vagas, saiba mais 

Usina da Paz é inaugurada em Canaã dos Carajás

Um dos primeiros pacientes a ser atendido pelo novo setor de hemodinâmica será o mototaxista Nélio Moraes, morador de Marabá. Ele já está com um procedimento de cateterismo marcado para esta quinta-feira, dia 16.

Hemodiálise 

Além da entrega do setor de hemodinâmica, o governador Helder anunciou no evento as próximas obras no HRSP: “Até o final do mês de junho iremos assinar as ordens de serviço para dobrar o número de cadeiras de hemodiálise no hospital e também ampliaremos o número de leitos de UTI adulto. E até setembro teremos iniciado as obras para inauguração de um setor de oncologia no HRSP para aprimorar o tratamento de nossos irmãos com câncer na região”.


Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS