A Varíola dos Macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, que causa sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos (gânglios linfáticos).
Conhecida internacionalmente como Monkeypox, a doença endêmica em regiões da África, já atingiu, neste ano, 20.637 pessoas em 77 países. No Brasil, são quase mil casos, sendo mais de 700 apenas em São Paulo.
A Secretaria de Saúde Pública (Sespa) informou que há três casos suspeitos de Monkeypox no Pará, sendo as investigações nos municípios de Santarém (1), Ananindeua (1) e Parauapebas (1).
Veja também:
Incêndio no HMM causa pânico em pacientes e funcionários
Marabá reabre Central de Atendimento após aumento de casos
De acordo com nota enviada ao DOL, os pacientes estão isolados. A Sespa reforçou que já fez a orientação para que seja realizada a análise clínica, notificação do caso e encaminhamento das amostras dos pacientes para laboratório.
Em Belém, foi descartado qualquer caso suspeito. Até o momento, não há casos confirmados de Varíola dos Macacos no Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar