As buscas por seis pessoas que foram vítimas do naufrágio ocorrido no rio Araguaia, no município de Santana do Araguaia, no sul do Pará, na manhã da última segunda-feira (27), foram retomadas na manhã desta terça-feira (28). Os trabalhos haviam sido suspensos no início da noite de ontem, devido a chegada da noite e o forte banzeiro provocado pelos ventos e a chuva que cai sobre a região.
As buscas estão sendo feitas por moradores, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, bombeiros e colaboradores que participam de forma incansável da força-tarefa, que busca a todo custo encontrar sobreviventes ou os corpos dos náufragos.
Até o momento seis pessoas foram resgatadas com vida, sendo entre elas uma criança de apenas seis meses de vida, foi salva por familiares, que nadaram até a margem do rio. A embarcação que tinha capacidade para 7 pessoas, transportava 13, seis a mais da capacidade.
ACAMPAMENTO
As informações preliminares apontam que as vítimas, que são todas das mesma família, retornavam de um acampamento de Natal, quando o barco começou a encher de água, vindo a afundar em seguida.
De acordo com o delegado Luciano Freitas, que acompanha o caso, a embarcação pertencia a chefe da família que foi resgatado por populares.
O homem não possuiu habilitação para pilotar a embarcação e por isso se encontra detido na Delegacia de Polícia Civil de Santana do Araguaia, à disposição da Justiça.
Até o momento uma vítima fatal foi resgatada e se trata de uma criança de oito meses de vida. Seis pessoas continuam desaparecidas, entre elas o filho do dono da embarcação.
FORÇA-TAREFA
Desde a tarde da última segunda-feira (27), equipes de agentes das Forças de Segurança do Estado, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), estão empenhadas na busca e no resgate das vítimas do naufrágio ocorrido no município de Santana do Araguaia. Até o momento, seis pessoas foram resgatadas com vida. Uma criança de oito meses faleceu em decorrência do acidente e seis permanecem desaparecidas. Todas pertencem à mesma família.
Veja também!
Vídeo mostra momento do resgate dos primeiros sobreviventes
Uma pessoa morreu e seis desaparecem após naufrágio no Pará
“Desde os primeiros momentos que soubemos do triste fato ocorrido em Santana do Araguaia, todas as Forças de Segurança estão empenhadas para minimizar a dor dos envolvidos, de seus familiares e amigos. O Governo do Estado lamenta profundamente e se empenha através do seu efetivo e equipamentos disponíveis, bem como aeronaves, mergulhadores, agentes do Corpo de Bombeiro Militar, Polícia Militar e Polícia Civil, para que juntos possamos elucidar os fatos e encontrar os desaparecidos, buscando, assim, diminuir a dor de cada familiar e amigos das vitimas deste acidente”, falou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado.
EFETIVO
Agentes do Corpo de Bombeiros Militar prestam atendimento no local do acidente e já iniciaram as buscas pelas vítimas do naufrágio. Duas aeronaves do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) seguem em deslocamento para a região. Um avião transporta as equipes de mergulhadores, juntamente com equipamentos específicos, para reforçar e auxiliar nas buscas pelos desaparecidos. Um helicóptero está sendo direcionado até o município com o objetivo de prestar apoio nas ações, áreas de busca e salvamento pelas vitimas.
A Polícia Militar está com o efetivo local empregado para auxiliar nas ocorrências e atendimento às vítimas e familiares. A Polícia Civil do município de Santana do Araguaia já instaurou um inquérito para apurar os fatos que levaram ao naufrágio da embarcação. O piloto da embarcação, conhecida popularmente como rabeta, colabora nas investigações. (Com informações de Dinho Santos e Agência Pará)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar