plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FURTO DE ENERGIA

Operação contra 'gatos' de energia prende quatro pessoas

A operação segue sendo realizada com o objetivo de erradicar o desvio de energia.

Imagem ilustrativa da notícia Operação contra 'gatos' de energia prende quatro pessoas camera Equipes da Polícia Civil estão atuando desde a última semana em uma operação na região Carajás | Divulgação

No Brasil, são recorrentes registros de ligações clandestinas e adulterações de medidores de energia elétrica. Também conhecidos como "gatos", esses desvios irregulares de corrente elétrica podem ser enquadrados como delitos de furto e/ou de estelionato, a depender do método em que forem aplicados.

No caso em que o indivíduo puxa a energia da rua direto para a própria casa e faz o 'gato', há uma subtração, um furto de energia. Já quando é realizada uma adulteração do medidor para que o mesmo faça uma leitura errônea da energia consumida na casa, para um quantitativo menor, ocorre o delito de estelionato.

Visando coibir essa prática criminosa, as equipes da Polícia Civil estão atuando desde a última semana em uma operação na região Carajás, no sudeste paraense. Os trabalhos foram concentrados nos municípios de Parauapebas, Eldorado do Carajás, e Canaã dos Carajás. Na operação, quatro pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil.

Quatro pessoas foram presas acusadas de furto de energia
📷 Quatro pessoas foram presas acusadas de furto de energia |Divulgação

Foram identificados cinco transformadores que estavam ligados clandestinamente, oferecendo sérios riscos à população. Além de serem crimes, as ligações clandestinas provocam perturbações no fornecimento de energia da região e representam perigo para quem instala e para quem usa.

Além disso, os policiais encontraram medidores de energia adulterados, não contabilizando corretamente a quantidade de quilowatts consumida.

Alicate amperímetro, que ele serve pra medir a corrente de energia e a tensão
📷 Alicate amperímetro, que ele serve pra medir a corrente de energia e a tensão |Divulgação

Os quatro responsáveis pelas irregularidades foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados. A operação segue sendo realizada com o objetivo de erradicar o desvio de energia.

FURTO DE ENERGIA

A distribuidora de energia do estado, Equatorial Pará, alertou em nota que a prática de furto de energia é crime nos termos do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. A pena pode variar de um a quatro anos de reclusão, acrescida de multa.

Veja também:

Câmeras identificam dupla roubando loja de confecções

Polícia prende suspeito de assaltar salão de beleza no Pará

Ladrão e receptadora são presos por furtos no sul do Pará

Os clientes podem fazer denúncias sobre esse tipo de ligação por meio dos canais de atendimento da Equatorial Energia Pará, como a Central de Atendimento pelo 0800 091 0196, pelo site www.equatorialenergia.com.br ou, presencialmente nas agências.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias