Cerca de 822 mil estupros ocorrem por ano no Brasil, de acordo com um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O número equivale a 2 abusos por minuto.
A maior parte dos abusos contra crianças e adolescentes é praticada por pessoas próximas da vítima e em ambientes conhecidos da família.
Uma grave denúncia mobilizou a Polícia Militar de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, na última terça-feira (11). A mãe de uma adolescente de 13 anos revelou aos militares ter encontrado vídeos no celular de seu esposo, de 32 anos, nos quais ele filmava a enteada durante o banho.
O caso ganhou ainda mais gravidade quando a menor relatou ter sido vítima de abuso sexual pelo suspeito em ocasiões anteriores. Após receber as informações, os policiais se dirigiram à residência da família, localizada no bairro Estância Feliz, onde encontraram o suspeito.
O padrasto confirmou a denúncia, resultando na condução dele até a delegacia para as devidas providências legais.
LEIA TAMBÉM:
+ Vídeo: carro com três mulheres explode em posto de gasolina
+ Vídeo: homens abordam mulher e arrancam motocicleta na marra
+ Polícia prende bando em flagrante por aplicar golpes no Pará
NÚMEROS
Só nos quatro primeiros meses deste ano, 17,5 mil violações sexuais contra crianças ou adolescentes foram registradas pelo Disque 100. Os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e apontam um aumento de quase 70% em relação ao mesmo período de 2022.
Nos quatro primeiros meses de 2023, foram registradas, ao todo, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, das quais 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações envolvem violências sexuais físicas – abuso, estupro e exploração sexual – e psíquicas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar