
A promotora de Justiça Rosangela Estumano Hartmann da 3º Promotoria de Justiça de Redenção no sul do Pará encaminhou oficio aos prefeitos de Redenção, Pau D’arco e Cumaru do Norte, determinando a suspensão da queima de fogos de artifícios com estampidos nas comemorações oficiais de final de ano.
Na recomendação, a promotora sugere que os fogos com estampidos, sejam substituídos por fogos silenciosos.
A determinação atende a solicitação da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Redenção.
Veja também:
- Médico é preso enquanto atendia pacientes em hospital de SP
- Motociclista morre atropelado por caminhão na BR-155
- Polícia recebe denúncia, prende mulher, e ela dedura tráfico
A solicitação é baseada no artigo 18, II da Lei Estadual de nº 9.593/2022 que veda a soltura de fogos de artifícios com estampidos em todo o Estado do Pará.
A recomendação tem o objetivo de proteger os animais, pessoas com Transtorno Espectro Altista – TEA, que em geral apresentam problemas de ordem sensoriais, em alguns casos com crises geradas a partir de ruídos excessivos.

No mesmo contexto, a determinação visa beneficiar pessoas idosas com quadro de saúde comprometido e fragilizado, muito sensíveis ao excesso de ruídos.
A Promotora solicitou uma resposta escrita dos gestores se comprometendo em atender a recomendação.
Diante da decisão da 3ª Promotoria de Justiça, alguns gestores que já haviam anunciado a queima de fogos, publicando assim nota oficial cancelando a ação.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar