Diário Online
SEGURANÇA

Freio necessita sempre de revisão

Valvoline alerta para a importância de verificar o nível de fluído de freio, bem como tubulação, flexíveis, cilindros de roda e válvula reguladora

sábado, 30/07/2022, 12:24 - Atualizado em 30/07/2022, 12:24 - Autor: VICTOR PINTO

Google News

Imagem ilustrativa da notícia: Freio necessita sempre de revisão
| (crédito: Divulgação)

O bom funcionamento dos freios é essencial para a segurança na hora de dirigir. Qualquer falha num dos componentes do sistema de frenagem pode provocar acidentes graves e comprometer a vida dos ocupantes de um veículo. Por isso a importância de uma revisão anual do sistema hidráulico de freios, que trabalha com o fluido. O primeiro passo pra revisão do sistema hidráulico é verificar o nível do fluido de freio. Essa checagem pode ser feita de maneira visual e rápida, sendo importante observar se não houve infiltração de água – o que pode acarretar problemas sérios na hora de frear. Se estiver abaixo da média, é necessário revisar o sistema. E vale lembrar que pode ocorrer absorção de umidade no fluido de freio, o que ocasiona a perda da eficiência.

No caso do cilindro-mestre e do servo-freio, qualquer avaria faz com que haja a necessidade de troca do componente, mesmo que a vida útil deles seja geralmente longa. Também é importante verificar a tubulação de freio e os flexíveis, já que podem ocorrer pequenos vazamentos ou oxidação do material. A válvula reguladora faz parte desse sistema e aplica a quantidade exata de fluido. Então, qualquer vazamento deve ser examinado. Por fim, as condições e desgastes dos discos e das pastilhas de freio devem ser checados, assim como os tambores na traseira, para averiguar se ocorre oxidação. Essa verificação varia conforme o uso e a proposta de cada carro. Mas como medida de segurança, é sempre bom fazer uma verificação durante a revisão anual.

Veja mais no site do Auto Destaque.

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS