plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Freio necessita sempre de revisão

Valvoline alerta para a importância de verificar o nível de fluído de freio, bem como tubulação, flexíveis, cilindros de roda e válvula reguladora

Imagem ilustrativa da notícia Freio necessita sempre de revisão camera (crédito: Divulgação)

O bom funcionamento dos freios é essencial para a segurança na hora de dirigir. Qualquer falha num dos componentes do sistema de frenagem pode provocar acidentes graves e comprometer a vida dos ocupantes de um veículo. Por isso a importância de uma revisão anual do sistema hidráulico de freios, que trabalha com o fluido. O primeiro passo pra revisão do sistema hidráulico é verificar o nível do fluido de freio. Essa checagem pode ser feita de maneira visual e rápida, sendo importante observar se não houve infiltração de água – o que pode acarretar problemas sérios na hora de frear. Se estiver abaixo da média, é necessário revisar o sistema. E vale lembrar que pode ocorrer absorção de umidade no fluido de freio, o que ocasiona a perda da eficiência.

No caso do cilindro-mestre e do servo-freio, qualquer avaria faz com que haja a necessidade de troca do componente, mesmo que a vida útil deles seja geralmente longa. Também é importante verificar a tubulação de freio e os flexíveis, já que podem ocorrer pequenos vazamentos ou oxidação do material. A válvula reguladora faz parte desse sistema e aplica a quantidade exata de fluido. Então, qualquer vazamento deve ser examinado. Por fim, as condições e desgastes dos discos e das pastilhas de freio devem ser checados, assim como os tambores na traseira, para averiguar se ocorre oxidação. Essa verificação varia conforme o uso e a proposta de cada carro. Mas como medida de segurança, é sempre bom fazer uma verificação durante a revisão anual.

Veja mais no site do Auto Destaque.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto destaque por Victor Pinto

Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

Últimas Notícias