Ducati lançou no Brasil a nova Multistrada V4S, que custa R$ 144.990 e tem tecnologia de ponta: é a primeira moto do mundo com radar, piloto automático adaptativo e sensor de ponto cego. E amplia o conceito “4 motos em uma”: é esportiva porque é leve, compacta e tem agilidade para uma pilotagem emocionante; é boa pra viajar graças aos intervalos de manutenção (60.000 km), ao conforto e ao sistema de navegação; tem espírito enduro graças à capacidade off-road; e é urbana por ser fácil de manobrar.
Com quadro monobloco em alumínio de 215 kg, tem distância entreeixos reduzida (1,56 metro), distância livre do solo de 220 mm e pode carregar 230 kg. No design, traz luzes diurnas inspiradas nas da Panigale, linhas que se integram ao tanque de 22 litros (gasolina recomendada: Shell V-Power Racing, de alta octanagem) e traseira que permite uma posição ideal mesmo no off-road – a seção central é estreita e permite até pilotar em pé. Com aquecimento e mais estreito na área das pernas, o assento tem altura reduzida e é ajustável em duas posições: 840 e 860 mm. O parabrisa tem altura regulável e vem combinado com defletores laterais. E a cor é uma só: vermelha com aros pretos e detalhes vermelhos. As rodas são de liga leve, sendo que a dianteira é raiada e tem 3.00 x 19 polegadas, enquanto que a traseira tem 4.5 x 17 polegadas – ambas com pneus Pirelli Scorpion Trail II 120/70ZR19 na frente e 170/60ZR17 atrás. E pode ganhar malas laterais, parabrisa com proteção extra e assentos ainda mais confortáveis.
Extremamente leve (66,7 kg) e ultracompacto, o novo motor de 1158 cc com 4 cilindros em V e embreagem multidisco banhada a óleo oferece 170 cavalos, curva de torque que garante suavidade mesmo carregada e câmbio de 6 marchas com 4 modos de direção, 1ª marcha curta e 6ª marcha pra viajar. Ele também desativa a bancada de cilindros traseira quando a moto pára, reduzindo a temperatura e o consumo. O óleo só precisa ser trocado a cada 15.000 km e a verificação da folga das válvulas foi para 60.000 km.
O painel de instrumentos foi reestilizado, ganhando tela de 6,5 polegadas, sendo que, na versão S, acrescenta joystick aos botões do guidão esquerdo, que faz a gestão do smartphone. O celular pode ser carregando usando entrada USB e as manoplas têm aquecimento. No que diz respeito à eletrônica, tem controle de tração com 8 ajustes, chave com sensor de presença, ignição por botão, luzes que acompanham o guidão nas curvas e sistema que torna o arranque mais fácil, sobretudo em inclinações.
De longo curso (170 mm na frente e 180 mm atrás), a suspensão eletrônica se ajusta conforme o uso: só com piloto, piloto com bagagem, piloto com garupa e piloto com garupa e bagagem. O freio Brembo inclui discos dianteiros de 330 mm com pinças radiais de 4 pistões de 32 mm, duas pastilhas e bomba radial com manetes reguláveis e 2 discos de 320 mm. Atrás há disco único de 265 mm, com pinça flutuante.
Mas o destaque vai para o radar criado com a Bosch, que permite o uso do piloto automático adaptativo e do sensor de ponto cego. O radar dianteiro ajusta a distância para outros veículos quando roda entre 30 e 160 km/h. Já o traseiro detecta veículos em áreas não visíveis, informando por leds nos retrovisores.
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