
Fiat lançou o Scudo, furgão médio com vocação tipicamente urbana e que pode ser guiado por quem tem CNH B, graças à dirigibilidade de carro de passeio e conforto para uso profissional por conta de itens como piloto automático, posição de condução elevada, ótimo isolamento acústico e ajustes pra banco, cinto e volante, além de acabamento e materiais não comuns em veículos de trabalho. Traz ainda detector de fadiga, painel com alavanca do câmbio integrada, quadro digital de 3,5 polegadas e vários porta-objetos (quase 42 litros de capacidade).
Com 1,94 metro de altura e 5,3 metros de comprimento, ele passa sem problemas nos espaços mais apertados e tem capacidade de carga de 6,1 m³, podendo carregar 1,5 tonelada e transportar itens com até 2,8 metros de comprimento. A porta traseira bipartida tem abertura de 180 graus e a lateral é deslizante e adaptada pra carregamento com empilhadeira.
O furgão está disponível em 3 versões, sendo duas montadas no Uruguai e equipadas com motor 1.5 turbodiesel de 120 cavalos com intercooler, Start-Stop, câmbio manual de 6 marchas e suspensão independente: a Cargo e a Multi, oferecidas nas cores branco e prata. A capacidade do tanque é de 69 litros e a autonomia média é de 800 km. O Scudo Cargo (R$ 187.490) não traz compartimentos de vidros nas laterais e é para entregas urbanas, ambulância, pet shop móvel, hortifruti, oficina móvel, posto de serviço sobre rodas, loja etc.
O Scudo Multi (R$ 192.490) tem preparação pra fiação elétrica e, além de ser envidraçado, pode ser transformado, pois é homologado como veículo de carga, mas também adaptado pra transportar pessoas – a configuração de 8 lugares é ideal pra quem tem família grande, pois traz revestimento de alto padrão, ar-condicionado para todos os ocupantes, bancos reclináveis e 850 litros na mala. E a partir de outubro de 2022, poderá ser adaptada para ambulância, floricultura, pet móvel e escritório móvel.
Ele chega ainda na versão elétrica e-Scudo Cargo (R$ 329.990), importada da França nas cores branco ou cinza e que tem 136 cavalos, boa autonomia (330 km), baterias que carregam 80% em 48 minutos, frenagem regenerativa que atua como freio-motor, câmera de ré 180 graus, multimídia de 7 polegadas, volante elétrico hidráulico, freio de estacionamento elétrico e sensores de luminosidade, chuva e pressão dos pneus, além de painel digital com informações sobre nível de bateria, consumo, marcha engatada e modo de condução.
O Fiat Scudo tem garantia de 3 anos ou 100 mil km nas versões turbodiesel e de 3 anos ou 160 mil km na elétrica, com garantia da bateria de 8 anos. Com rodas de aço aro 16, pneus 215/65, 3 airbags, assistência em subidas, faróis de neblina dianteiros e faróis em halogênio com luzes diurnas, traz fecho centralizado das portas, parede divisória separando cabine do vão de carga, retrovisores elétricos, vidros elétricos um toque, piloto automático com limitador de velocidade, tomada 12V e volante com ajuste de altura e profundidade, bem como banco com ajuste de altura, apoio lombar e braço. Outros pontos fortes são o ótimo custo operacional (3 primeiras revisões custam R$ 2.700) e um dos consumos de combustível mais baixos da categoria: 12,4 km/litro.
Importante ressaltar que o plano de revisões traz flexibilidade no pagamento, podendo ser personalizado em 3 opções. No plano Conforto, as 3 primeiras revisões acrescentam R$ 99 na parcela do financiamento ou R$ 2.700 no total. No plano Proteção, além das 3 primeiras revisões, o cliente já garante itens de desgaste como kit de pastilhas de freio dianteiro, jogo de palhetas do parabrisa, alinhamento e balanceamento, custando R$ 183 a mais na parcela ou R$ 4.850 no total. E o pacote Segurança traz os itens do plano Proteção e 1 ano de garantia adicional, por R$ 220 a mais na parcela do financiamento ou R$ 5.840 no total.
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