A Mercedes-Benz apresentará na Fenatran 2022 sua nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs, que chegará em 2023 com motores compatíveis com a norma Proconve P8, equivalente ao Euro 6. Pra atender essa nova legislação para veículos pesados, ela desenvolveu novas tecnologias, que resultaram em menos impacto de emissões de poluentes.
NOVOS MOTORES – Chamada BlueTec 6, a nova tecnologia inclui mais faixas de potência e torque para os motores OM 924 LA e OM 926 LA (caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados off-road), OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA (extrapesados on e off-road). Pra ter ideia dos benefícios pra qualidade do ar, o volume de óxidos de nitrogênio que um veículo emitia em 1990 (época do Proconve P2) é equivalente a 55 caminhões no Proconve P8. No que se refere a material particulado, o que um caminhão emitia em 1990 é o mesmo que 135 veículos na nova linha emitiriam hoje – para isso é obrigatório o uso de diesel S10 e Arla 32.
NOVA TRANSMISSÃO – O desempenho dos motores Euro 6 é potencializado com um novo câmbio automatizado, com comando de embreagem otimizado, gerando redução de 40% do tempo de acoplamento, permitindo trocas mais rápidas e melhor sensibilidade do acelerador, facilitando manobras e arrancadas e evitando trancos na transmissão.
MENOS CUSTOS – A tecnologia proporciona redução de custos operacionais: o consumo de óleo lubrificante é de 10% a 15% menor e há intercâmbio de peças e componentes entre caminhões da mesma família e maior vida útil de componentes como filtro de ar (33% a mais) e filtro de Arla (11%).
ACCELO – Pra operações de distribuição urbana, circulação no interior dos bairros, viagens intermunicipais, curtas distâncias rodoviárias e transporte em áreas rurais, a linha Accelo Euro 6 tem nova denominação – os leves 817 e 1017 e o médio 1317 6x2 – e ganhou controle de estabilidade, luzes de frenagem de emergência e auxílio de partida em rampa na versão automatizada, além de piloto automático opcional no 1317 6x2. E traz novidades como espelho auxiliar, espelho frontal de aproximação, luz diurna de led, volante ajustável em 13 graus, alavanca do câmbio automatizado na coluna de direção e teto com novo revestimento e tacógrafo, além de espaço adicional para equipamentos no teto e no painel – que também tem novo display digital de 10,4 polegadas, teclas de navegação e controle eletrônico de levantamento do 3º eixo. O trem de força é um diferencial graças ao novo câmbio de 6 velocidades em versões automatizada e manual com trambulação a cabo, que exige menor esforço do motorista e assegura economia no consumo de diesel devido à inteligência das trocas de marcha. A embreagem com auxílio pneumático reduz em 45% o esforço do motorista no pedal.
ATEGO – A linha 2023 de caminhões médios, semipesados e extrapesados off-road traz aumento de potência para os motores OM 926 LA de 6 cilindros, oferecendo agora versões de 260, 286 e 321 cavalos. Isso trouxe mudança de denominação: 1733 (atual 1730), 2429 6x2 (atual 2426), 2433 6x2 (2430) e 3033 8x2 (que substitui o 3026 e o 3030 8x2). O motor OM 924 LA de 4 cilindros segue com 185 cavalos. Os novos câmbios de 8 e 12 marchas são de série nos modelos 6x2 e 8x2, resultando em menor consumo e maior conforto ao dirigir – o intervalo das trocas de óleo aumentou 100%. Para os modelos com câmbio manual, existe o benefício da trambulação a cabo, que exige menor esforço do motorista. Os Atego 1419 e 1719 4x2 passam a vir com novo câmbio manual de 6 marchas e eixo traseiro de duas velocidades. A nova linha passa a oferecer entreeixos específico pra distribuição de bebidas, facilitando a implementação da carroçaria. Outra novidade é que o 3330 8x4 off-road nas versões plataforma, basculante e betoneira recebe 2º eixo dianteiro com suspensor levantado por cabos, o que aumenta a distância em relação ao solo. Há ainda novo volante multifuncional, painel com display digital, luz diurna de rodagem de led, alavanca do câmbio automatizado na coluna de direção, partida no botão, luzes de frenagem de emergência, auxílio de partida em rampa na versão automatizada, piloto automático, espelho frontal de aproximação com aquecimento e trava integrada aos sistemas de porta e chave, além de controle de estabilidade nas versões 4x2 e 6x2.
ACTROS – O caminhão mais eficiente, conectado e seguro do Brasil ampliou seu leque de opções na família de extrapesados com o lançamento da cabina Space, mais econômica, com suspensão metálica e painel analógico – que se junta à Top Space e que atende mais aplicações, como cegonheiros e operações em docas mais baixas de centrais de distribuição. A versatilidade é acentuada pelo entreeixos mais curto (3.250 mm) para os modelos 6x2 e 6x4. Com 530 cavalos, a 3ª geração do motor OM 471 LA é exemplo de eficiência em consumo, sem afetar o desempenho e o conforto, trazendo turbo e pós-tratamento dos gases de escape que economiza 8% de combustível em comparação com o atual. Já o motor OM 460 LA, de 495 cavalos e sem EGR, teve seu torque otimizado. Mais leve (resultando em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida), o eixo traseiro usa novos magnetos, que aumentaram em 20% a vida útil do lubrificante. A 2ª geração da câmera-retrovisor dá suporte ainda melhor no tráfego rodoviário graças aos braços 10 cm mais curtos e aos novos parâmetros de imagem. Destaque para os novos bancos pneumáticos com revestimento de tecido e vinil e para os opcionais: faróis de led, freio a disco, tanque de combustível de 720 litros e Arla com aquecimento.
AROCS – O caminhão extrapesado basculante 8x4 que é um sucesso nas severas atividades fora de estrada da mineração ganhou novos modelos na linha 2023: 4151 6x4 Basculante e 3351 6x4 nas versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico. O motor OM 460 LA, agora com 495 cavalos, tem desempenho potencializado pela nova transmissão automatizada. Recebeu ainda novos bancos pneumáticos (com 11 ajustes e que podem ser revestidos de vinil), 2 apoios de braço com ajustes de altura e cinto de segurança integrado ao banco e com ajuste de altura. De opcional, pode vir com controle de estabilidade, airbag e faróis de led.
AXOR DÁ ADEUS – Com a linha 2023, os caminhões Axor saem de linha após 18 anos e com quase 99 mil unidades vendidas – destaque pras versões 2544 (19 mil unidades), 3344 6x4 (13.600 unidades) e 1933 (11.500 unidades). Eles serão substituídos pelo Actros e Arocs, agregando mais valor em qualidade, robustez, tecnologia, desempenho, economia e conforto. A linha Actros trará opções para os clientes do Axor no que se refere ao transporte rodoviário, enquanto que a linha Arocs será para operações off-road de agronegócio, mineração e construção.
Os clientes dos Axor 1933, 2533, 2036, 2041, 2536, 2544 e 2644 passam a ser atendidos com os Actros on-road 2045 4x2, 2548 6x2 e 2651 6x4 na versão Space. Já os clientes do Axor 3344 6x4 terão à escolha o Arocs 3351 6x4. No caso do Axor 4144 K 6x4, o sucessor é o Arocs 4151 6x4 K. E para o Axor 4144 K 8x4, a opção é o Arocs 4851 8x4 K.
O Axor continuará presente no mercado brasileiro por meio da parceria com a Grunner, com uma máquina inteligente de direção autônoma que opera 24 horas por dia na colheita da cana-de-açúcar. Oferecida nas versões 8x4 e 6x4, ele tem uma das maiores capacidades de carga líquida do mercado brasileiro, chegando a 20 toneladas de cana picada. Esse inovador Axor 3131 da Grunner também se destaca pela tecnologia e conectividade. A direção autônoma é controlada por sistema que inclui piloto automático, GPS e georreferenciamento, sendo usada em trechos mapeados da fazenda onde acontece a colheita.
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