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Confira algumas dicas para não ficar parado na estrada

Vai aproveitar as férias para curtir ou descansar? Então confira algumas dicas para não se estressar nas estradas

Imagem ilustrativa da notícia Confira algumas dicas para não ficar parado na estrada camera ( Divulgação

Em janeiro, por conta das férias escolares, é comum aproveitar pra viajar, mas é fundamental que o veículo passe por check-up. Então aqui vão dicas para que se tenha a garantia de que tudo está em boa condição antes de encarar a estrada, como verificar:

BATERIA – Cheque se os cabos estão limpos. É que a oxidação forma resíduos que se acumulam nas pontas dos conectores e impedem o funcionamento correto. Se o carro está com problemas pra dar partida, a luz dos faróis perde intensidade ou o som começa a falhar, são indícios de que está na hora de trocá-la. E pra evitar que a bateria descarregue precocemente, não esqueça faróis ou som ligados.

COMBUSTÍVEL – Segundo o Sindipeças, a idade média da frota automotiva no Brasil é a maior desde 1995: 10 anos e 3 meses. Por isso, ao abastecer, dê preferência ao combustível aditivado, que limpa resíduos e mantém o motor em excelente condição, reduzindo custos com manutenção e melhorando a economia de combustível.

FILTROS – Os carros têm 3 filtros básicos: ar, óleo e combustível. Veículos com ar têm um filtro específico. Em média, esses filtros duram entre 10 mil e 15 mil km, por isso é importante verificá-los a cada revisão, pra evitar que impurezas cheguem à injeção eletrônica, provocando falhas e redução do rendimento do propulsor.

FREIOS – O fluido dos freios é importante no sistema de frenagem, pois transmite a pressão do pedal pras rodas, desacelerando o veículo. Então é fundamental que esteja no nível correto. Recomenda-se trocá-lo a cada 2 anos ou conforme o manual. Se o carro tem ABS, veja o sistema eletrônico para se certificar de que tudo está na mais perfeita ordem. Outro item indispensável pra correta redução de velocidade do carro é a pastilha, que cria atrito com o disco de freio. Sua troca depende da intensidade de uso, mas o ideal é seguir o que diz o manual.

ÓLEO – Fundamental pra lubrificar peças e impedir que componentes metálicos sofram com atrito (já que o desgaste pode aumentar a temperatura e levar o motor a fundir), o óleo tem que estar no nível, do máximo de quilometragem e prazo, que gira entre 6 meses e 1 ano. Cada veículo exige um tipo de óleo, que pode ser mineral, sintético ou semissintético. Consulte o manual pra saber qual é o mais indicado, pois usar um inadequado reduz a eficiência do propulsor e gera problemas a longo prazo, já que não circulará corretamente pelas peças e fará com que funcionem sem a lubrificação adequada.

ADITIVO NO ÓLEO – Você sabia que existem aditivos em lubrificantes que melhoram o desempenho do motor? Um pacote de aditivos adequado tem agentes de limpeza ativa, feitos pra impedir o acúmulo de partículas de sujeira e formação de borra. Os da Shell removem 5 vezes mais borra, se comparados a um óleo mineral normal.

ÓLEO DA MOTO – Você sabia que motos precisam de lubrificantes específicos? Eles até são similares aos óleos dos carros e regulamentados pela mesma norma API, mas não têm os mesmos aditivos, porque na moto 4 tempos o câmbio também é lubrificado pelo óleo de motor – diferente do que ocorre no carro. Dessa forma, o uso do óleo de carro em moto pode provocar problemas na embreagem e câmbio. E cada tipo de moto requer óleo próprio.

PNEUS – Além de receber atenção periodicamente, pneus bem calibrados e com alinhamento e balanceamento em dia evitam desgaste irregular e excessivo, aumentando a vida útil. Então, a cada 10 mil km, faça alinhamento, balanceamento e rodízio entre os pneus. E calibre-os a cada 15 dias, frios e seguindo o que diz o manual.

RADIADOR – Responsável por manter o motor do veículo refrigerado, o arrefecimento evita derretimento de peças e mau funcionamento. Então veja se o líquido do radiador está no nível correto e não há vazamento. O indicado é que o motor trabalhe com temperatura na faixa dos 90 graus. Em carros mais antigos, o recomendado é fazer esta checagem diariamente, com o motor frio.

VELAS – São elas que produzem a faísca elétrica que dá a partida no motor a combustão. Em perfeito estado, ajudam no bom desempenho do carro e até influenciam no consumo. Se estiverem desgastadas, o desempenho do automóvel diminui e o consumo aumenta. Em média, duram entre 30 mil e 50 mil km, devendo ser inspecionadas a cada 10 mil. E preste atenção às trocas periódicas.

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