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ADAPTAÇÃO MAIS QUE URGENTE

Condomínios precisam se adequar aos carros elétricos

Com o aumento de automóveis elétricos no Brasil, condomínios precisam se adequar à demanda crescente e o desafio é adaptar carregadores elétricos em empreendimentos já construídos

Imagem ilustrativa da notícia Condomínios precisam se adequar aos carros elétricos camera ( Divulgação

O aumento da frota de automóveis híbridos e totalmente elétricos não é surpresa. Com cada vez mais carros disponíveis no mercado, além de empresas investindo em peso no Brasil, como a BYD, o consumidor tem apostado mais nesses veículos. Porém, por mais que o segmento de carregadores públicos e semipúblicos tenha acompanhado o crescimento de vendas desses modelos, ainda é necessária a estruturação de condomínios e espaços compartilhados. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico apontam que as vendas de veículos eletrificados cresceram mais de 40% em 2022, em relação a 2021. Dentre os motivos que explicam o aumento estão o crescimento da oferta de carregadores públicos e semipúblicos – hoje são mais de 2.800.

Mas especialistas apontam para alguns pontos que precisam de atenção: a necessidade de um plano de eletromobilidade e a entrada dos condomínios no debate do carregamento elétrico. Novos empreendimentos residenciais já trazem postos de recarga, mas essa tecnologia precisa ser levada a locais já construídos. Não basta só conectar o carro elétrico na tomada do condomínio. São necessários investimentos e adaptação.

Outro ponto que pode pegar os empreendimentos residenciais de surpresa é a legislação. O Parlamento Europeu aprovou medida pra zerar as emissões para os novos veículos de passageiros e comerciais até 2035. E medidas públicas de incentivo ao setor dos eletrificados podem estimular uma corrida dos condomínios para se adaptarem. Até porque, quando as pessoas compram automóveis elétricos, elas vão querer ter o conforto de carregar em suas casas, por mais que os carregadores públicos e semipúblicos tenham vantagens, como preço de energia mais barata.

BOLA DA VEZ – Levantamento da consultoria McKinsey indica que 2 a cada 3 brasileiros (64%) enxergam com bons olhos ter um carro com energia limpa. Quando se fala em automóvel elétrico, é evidente que a questão ambiental é o principal fator de popularização, pois é um carro que não lança dióxido de carbono na atmosfera e facilita a incorporação de novidades, como computadores e uso de inteligência artificial para poupar energia e facilitar a direção do motorista.

Por fim, o uso de energia elétrica se consolida como a principal alternativa pra manter a produtividade do setor, sem que isso resulte em perda de desempenho. Fora o fato que veículos elétricos têm melhor custo-benefício, pois não há queda de potência em relação à combustão e a vida útil da bateria é tão boa ou até melhor que a de um motor a combustão.

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