plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
OPINIÃO

Gerson Nogueira: Clube do Remo tem medo da própria torcida

Ocupando as últimas colocações na Série C do Campeonato Brasileiro, o time azulino prefere jogar no Estádio Mangueirão, sem a pressão e cobrança do Fenômeno Azul.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Gerson Nogueira: Clube do Remo tem medo da própria torcida camera Diretoria prefere Leão atuando no Mangueirão e não no Baenão. | Samara Miranda/Ascom Remo

Nenhuma novidade. O Remo está na mesma situação crítica das últimas competições. A reta final é sempre recheada de fortes emoções – negativas. A torcida é convidada a se afastar, como vai acontecer no jogo deste sábado contra o Ypiranga, programado para o estádio Jornalista Edgar Proença para que os jogadores não sintam a pressão e a cobrança da massa azulina. Ora, um time que tem medo de sua torcida não pode ir muito longe.

A batalha desafiadora de vencer pelo menos três jogos dos cinco que restam deveria merecer um tratamento inteiramente diferente. Qualquer criança saberia que é o momento de utilizar em casa as armas que todo mandante tem em seu favor. E a principal delas é o incentivo que vem das arquibancadas, principalmente quando a torcida é grande e participativa.

Ambiente "chato e tenso": Remo sofre, mas ainda há esperança

O Remo está deliberadamente se afastando da torcida, que deu ao clube a melhor média de público da Série C, apesar da campanha pavorosa – 11 rodadas na zona de rebaixamento. É claro que era jogo para o Baenão, onde o povo se debruça sobre o campo e põe pressão em todo mundo, inclusive nos atletas de pernas mais trêmulas. Quem não consegue jogar por um time de massa não serve para defender o Leão.

Quantos clubes brasileiros adorariam ter por trás uma legião de torcedores como tem o Remo? A maioria dos clubes das quatro divisões vive essa carência afetiva. Todos têm a consciência de que seriam maiores e mais respeitados se também fossem mais amados.

Já o Leão, por força de decisões tacanhas, resolveu jogar no Mangueirão num sábado à noite do último fim de semana de julho. É pedir para não aparecer ninguém. Claro que os azulinos de estirpe estarão lá, mas em quantidade muito inferior ao normal. No Baenão, centro da cidade, com ingressos a preços promocionais, a torcida lotaria o estádio.

A já proverbial timidez do time nos jogos em Belém só encontra explicação no excesso de forasteiros – a maioria ruim de bola – incomodados com a presença de uma torcida intensa e ruidosa. Foi assim contra América, Figueirense e Operário-PR.

Alívio ou Sufoco: Remo terá dois jogos seguidos em casa

Pela ordem natural das coisas, o problema não está na torcida, mas no time. Portanto, não tem cabimento arranjar artifícios para fugir à presença do torcedor. O fato é que o jogo foi transferido para o Mangueirão a pedido da comissão técnica. Diagnóstico óbvio: medo de povo.

Aliás, como sempre ocorre em momentos de aperreio, jogadores nativos começam a aparecer na escalação do time. Ronald e Evandro devem ser titulares contra o Ypiranga. Curuá também tem chances. Kanu vai no banco e pode entrar no decorrer da partida. Talvez isso já seja suficiente para reduzir a encabulação do time no Mangueirão.

Apoio do Bolsa Atleta para jogadoras da Seleção

Antes que algum distraído ou mal intencionado apareça para reclamar mais apoio oficial à Seleção Brasileira de futebol feminino, é bom lembrar que das 23 jogadoras que defendem o país na Copa do Mundo da Austrália/Nova Zelândia pelo menos 17 recebem o Bolsa Atleta.

Ari Borges, artilheira que se destaca com os três gols sobre o Panamá, é uma das beneficiadas com o Bolsa Atleta. Ao todo, mais de sete mil atletas acessam o auxílio. O programa foi instituído no primeiro governo de Lula, em 2004, para ajudar os jovens que entram para o esporte.

Renato Augusto: um talento capaz de decidir jogos

Com dois gols no clássico contra o São Paulo, pela semifinal da Copa do Brasil, o meia-atacante corintiano Renato Augusto reafirmou sua condição de jogador especial, capaz de fazer a categoria individual prevalecer em situações adversas. Muito marcado, percorrendo um espaço amplo, só precisou de duas oportunidades para decidir o confronto.

O primeiro gol foi um primor de objetividade e pontaria. Recebeu bola que veio do lado direito e emendou de primeira, sem chances para o goleiro. Depois, quando o Corinthians era envolvido pelos toques de bola do São Paulo, ele tirou da cartola uma ação rápida na área para desempatar.

Renato já não tem estrutura física para disputar várias partidas seguidas. Precisa ser preservado para situações importantes, mas está provado que vale a pena contar com ele mesmo que por alguns minutos.

Liderança do Botafogo amplia o engajamento nas mídias

Asegunda edição do Índice Cortex de Popularidade Digital dos Clubes de Futebol aponta os times da Série A mais citados nas redes sociais e em veículos de comunicação. Após o empate contra o Santos na 16ª rodada do Brasileirão, permanecendo na liderança no campeonato, o Botafogo vem mantendo sua torcida em grande atividade nas mídias.

O clube segue embalado como o mais lembrado tanto nas redes sociais como na imprensa, registrando aumento de quase 63% em visibilidade, de acordo com o Índice Cortex. O ranking foi criado com a mesma metodologia utilizada para análise da exposição de marcas e empresas, analisando os 20 clubes que disputam a série A nesta temporada.

O Botafogo se beneficia da excelente campanha no Brasileirão, com seguidas vitórias, que acabam refletindo em expressivo aumento na exposição da marca desde as primeiras rodadas.

Outros destaques são o São Paulo, que pulou da terceira para a segunda posição, com aumento de 20% na exposição; e o Flamengo, que caiu da segunda para a sexta posição, com redução de mais de 40% nas menções.

Nos últimos 23 dias, a Cortex analisou a exposição dos times de futebol da série A do Brasileirão. Foram levantadas as menções aos times em 70 veículos de imprensa de cobertura nacional, especializada e regional, além de mais de 6 mil influenciadores nas redes sociais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Gerson Nogueira

    Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

    Últimas Notícias