Diário Online
MAZZINI DESTACA

Bancada do PT quer CPI para investigar apagão no ConecteSUS

Confira este e outros destaques da coluna de Leandro Mazzini desta quarta-feira (12).

quarta-feira, 12/01/2022, 08:30 - Atualizado em 12/01/2022, 08:31 - Autor: Leandro Mazzini, Walmor Parente e Carolina Freitas


Criação da CPI do Apagão de Dados do Ministério da Saúde está entre os destaques da coluna Esplanada.
Criação da CPI do Apagão de Dados do Ministério da Saúde está entre os destaques da coluna Esplanada. | Divulgação/Ministério da Saúde

Embate 

Em meio ao embate entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, parlamentares governistas falam em ressuscitar um projeto que possibilita a exoneração de dirigentes de agências reguladoras. A “reação”, ventilada em grupos de deputados, senadores e aliados bolsonaristas, ganhou força após a contundente carta de Barra Torres, na qual pediu retratação de Bolsonaro sobre supostos interesses do órgão com a aprovação da vacinação de crianças contra o Covid-19.   

Voto de censura 

O projeto (PLS 507/2007) tramitou no Senado durante sete anos e foi arquivado em 2014. O texto previa a aprovação de voto de censura por dois terços dos membros do Senado como hipótese de exoneração de dirigentes das agências. 

Blindados 

Conforme a atual legislação, os conselheiros e diretores de agências reguladoras só podem perder o cargo em caso de renúncia, condenação judicial transitada em julgado ou processo administrativo disciplinar. 

Como assim? 

A afirmação do deputado Paulinho da Força de que as centrais não defendem a revogação – “mas sim mudanças” - da reforma trabalhista pegou as entidades de surpresa. 

Desastre 

É que seis centrais – inclusive a Força, da qual Paulinho é presidente licenciado – classificam a reforma aprovada no governo de Michel Temer como “desastre para a classe trabalhadora” e defendem que seja revogada, assim como fez o novo governo da Espanha, de centro-esquerda. 

Ciro e Rede 

Caciques do partido Rede Sustentabilidade não descartam, mas veem como “incompatível” a possível chapa presidencial formada por Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva. Para avançar, dizem, Ciro terá que ser mais incisivo na defesa da sustentabilidade e outras bandeiras ambientais sustentadas pela Rede. 

Apagão 

Líder do PT na Câmara, o deputado Reginaldo Lopes (MG) encabeça a coleta de assinaturas para viabilizar a criação da CPI do Apagão de Dados do Ministério da Saúde. “O Brasil precisa saber se informações sobre vacinação, internações e indicadores de gestão foram comprometidas”, afirma. 

Foram 324, Bolsonaro 

Um levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil revela que as crianças entre cinco e 11 anos totalizaram 324 falecimentos por Covid-19 desde o início da pandemia. Dias atrás, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse desconhecer a ocorrência de mortes de crianças infectadas pelo Covid. 

Roadshow 

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) vai promover  Roadshow, em fevereiro, para esclarecer dúvidas referentes ao projeto e ao processo de concessão do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A realização do leilão está agendada para 22 de março. 

Inflação 

Estudo feito pela Belo Investment Research mostra que o termo “inflação” foi o mais pesquisado na internet, mais publicado pela mídia e até mais utilizado pelos políticos na Câmara dos Deputados nos últimos seis meses de 2021. O Índice de Interesse Online no Google no Brasil subiu 50,9% em relação aos primeiros meses. 

ESPLANADEIRA 

# Porks Samambaia, bar do DF, comemora um ano de história.

# Banco do Brasil e Elo firmam parceria para lançar benefícios personalizáveis para cartões empresariais.

# BS2, banco digital PJ, atingiu 3,18% do market share de Pix de Pessoas Jurídicas em 2021.

# Rio Indústria e Future Tank apresentam esta semana, no Rio Innovation Week, estudo inédito 'Rio do Futuro'.

# Renzo Eusebi abre, dia 22, exposição 'Referências Abstratas', no Espaço Cultural Correios Niterói.

 

Conteúdo Relacionado

4 Comentário(s)
    Exibir mais comentários
    MAISACESSADAS