plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

“Pãonnetone” recheado com pato no tucupi é novidade em Belém

A coluna de Mauro Bonna deste domingo (12) também destaca postos de combustíveis do Formosa

Imagem ilustrativa da notícia “Pãonnetone”
recheado com pato no tucupi é novidade em Belém camera Pato no tucupi é o recheio do Pãonetonne Belém | Reprodução

Tucupi da Manioca premiado na França

O Tucupi produzido pela startup paraense Manioca recebeu o prêmio Sirha Innovation Awards 2021, prêmio de inovação em alimentos da Sirha Lyon que ocorre na França e considerado um dos mais importantes eventos da alta gastronomia do mundo. É um reconhecimento a produtos alimentícios e equipamentos inovadores em cinco áreas: Bem-estar, Consciência, Territorialidade, Experiência e Funcional. Neste ano foi marcado pela aceleração das inovações “responsáveis” com uma dinâmica de novos produtos presentes no território da Consciência, no qual o Tucupi se encontra. O evento é referência mundial em food service e hotelaria. A Manioca atua com 25 itens. Negócio de Joanna Martins e Paulo Reis.

Atacarejo

Os atacarejos de fora chegaram botando banca, mas agora já começaram a se adequar. Aceitam, somente no Pará, cartão de crédito e vale alimentação. É a força do consumidor.

Líder

O Grupo Lider avança na diversificação de suas atividades no varejo. O setor de alimentos representa só 51% de seu faturamento, o restante se origina do Magazan, Home Center, Farmalíder, Ótica Líder, Magazan Casa (móveis e decorações) e Home Center, o setor que mais cresce.

Obra

O Líder Home Center já opera em nove lojas: Castanheira, Praça Brasil, Cidade Nova, Marabá, Augusto Montenegro, Abaetetuba, Capanema, Salinas e Barcarena. Em breve; Líder-BR e Líder Independência. Em dezembro, na megaloja da Quintino. E em 2022, em Castanhal, Guamá e Paragominas.

Café

O Café Líder, primeira operação do Grupo, atua com uma das mais avançadas indústrias de torrefação e moagem, modernamente instalada na Augusto Montenegro.

Combustível

O Grupo Formosa, que já opera três postos de combustível na Grande Belém, dentro de um ano terá seis. O plano é uma rede com 10 postos.

Palmeira

Agora pertence ao empresário Márcio Bellesi a propriedade da marca Fábrica Palmeira. Seu avô materno foi um dos sócios da emblemática empresa.

Logística

O empresário Wanderley Marques Melo, titular da Dismelo, de Castanhal, parte para uma superestrutura logística para locação na BR-316. Para isso adquiriu a antiga área da Aimex, em Benevides, e a antiga Arena Yamada, em Ananindeua.

Phebo

Foram preservados alguns equipamentos da fábrica original da Phebo, na Quintino. No projeto de expansão do shopping da Doca, eles terão destaque.

Pauta

João Doria garante que incluirá como prioridade a Amazônia no debate eleitoral de 2022.

Argumento

No Argumento desta segunda: o secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira, e o governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência, João Doria. Às 22h, na RBA.

Vacina

Doria diz que as pesquisas apontam forte relação Doria-vacina, vacina-Doria. Isso deve incomodar bastante o Planalto.

Voo

O aeroporto de Val-de-Cans volta a ser internacional de fato. A Surinam Airways retomou os pousos em Belém, no sistema de fretamento. Em novembro, retornará com a linha regular com duas frequências semanais. De Paramaribo, conexão até para Miami.

Itália

O Famiglia Sicilia promoverá no próximo dia 23, uma noite de cozinha Ítalo-Amazônica, com a chef Ângela Sicilia e o chef Léo Modesto. E harmonização de vinhos com o sommelier Fábio Sicilia. Reservas.

França

A Adega das Onze, ao lado da Sé, realizará nesta quarta, um jantar harmonizado francês, com pratos e vinhos altamente selecionados. Reservas.

Mundo

No dia 22, a Adega da Benjamin convida o chef Comaru para um “Jantar Harmonizado Volta ao Mundo”, com pratos dos EUA, Peru, Alemanha, Marrocos, Tailândia e Austrália.

Ranking

O ranking para o ano de 2022 da Times Higher Education mais uma vez coloca a Universidade Federal do Pará entre as melhores universidades do mundo. A UFPA também foi classificada como uma das melhores universidades da América Latina pelo QS Latin American University Ranking 2022.

Kia

O empresário Délio Mutran instala a Vega Kia, aproveitando a antiga estrutura da Vega Ford. Esta, descontinuada.

Congresso

A Associação Brasileira de Alfabetização escolheu a UFPA para sediar o VI Congresso Brasileiro de Alfabetização, em 2023. O evento é o principal espaço de discussão das políticas públicas na área. Antes disso, em outubro próximo, a UFPA também sediará o congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação.

Ufopa

Para o início do calendário letivo 2021.2, a Ufopa voltará com suas atividades presenciais em outubro.

Investimento

Renan Malcher, do Gama Malcher Advocacia, está à frente da estruturação de um fundo de investimento imobiliário (FII) dedicado a logística no Pará. O objetivo do FII será explorar investimentos imobiliários aproveitando o potencial logístico e o boom da infraestrutura no Estado.

Hospital

O Hospital Santa Terezinha, na Magalhães Barata, já assumiu o imóvel ao lado recém-adquirido da Yamada. Em janeiro, iniciará a obra de uma torre com 100 leitos.

Pesquisa

Mateus Nunes, pesquisador e doutorando em História da Arte pela Universidade de Lisboa, está ministrando pelo Masp, um curso sobre Arte Contemporânea Paraense. Mateus é paraense, foi aluno na FAU-UFPA e tem se mostrado um jovem pesquisador brilhante.

Varanda

O almoço do evento Varanda de Nazaré neste ano será no Parque da Residência, e o Aviú do Parque, sob o comando da chef Nathalie Furtado, assinará todos os quitutes, dentre eles o famoso pirarucu de casaca.

Pão

O Armazem25 a Padaria já em clima de festa. Será lançado, na última semana de setembro, o Pannetone da Fé com sabores de frutos regionais e cacau artesanal de Baião. E o Pãonnetone Belém, recheado com pato no tucupi. Todos com técnicas italianas e fermentação natural.

Tinta

O deputado Chicão mandou dar um banho de tinta interno no prédio da Assembleia Legislativa, que há muito não via algo parecido.

Cerveja

O Grupo Mais instalou três pontos da cerveja artesanal Caboca em Castanhal. O plano é espalhar pelo estado.

Ferro

Uma previsão de crescimento mais gradual em Carajás, fez a Vale reduzir para 370 milhões de toneladas o plano de produção de minério de ferro em 2022. O número anterior era 400 milhões.

Imóvel

O governo federal anunciou o lançamento de um fundo de investimento imobiliário (FII) com os imóveis da União. São mais de 50 mil prédios e terrenos públicos.

Cannabis

A XP fez pesquisa sobre o potencial do mercado de cannabis no Brasil. Segundo o estudo, o setor crescerá entre 14% e 18% ao ano até 2028.

Carne

Os maiores e principais frigoríficos do Pará que exportam carne para a China, estão em compasso de espera, quase paralisados. O Egito também está dentro do autoembargo brasileiro.

Livro

A 24ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes ocorrerá de 1º a 5 de dezembro, no Mangueirinho. Homenageados: Zeneida Lima e Vicente Cecim. Temáticas deste ano: inclusão, juventude e tecnologia.

Lançamentos

Na Feira do Livro, a editora Secult lançará um box com três livros infantis de Zeneida Lima, um deles com audiofescrição para cegos. Além do livro “Animais da Noite”, de Vicente Cecim.

Academia

Negociação esquentou novamente entre a rede de academias Smart Fit e o empresário Júlio Coimbra, para locação da área no mall na esquina da Augusto Montenegro com Mário Covas.

Alianza

Batido martelo e a Nova Casa Distribuidora (material de construção) fica com nove mil metros quadrados no Alianza Park, em Benevides. Vai ocupar o espaço que o Magalu entregará em dezembro. Intermediação Dr. Imóveis.

Círio

Albano Martins deverá ser reconduzido por mais um ano à frente da Diretoria da Festa de Nazaré. Nos dois anos de seu mandato o evento foi virtual.

Cimento

A CSN acertou a compra de 100% da Holcim, o terceiro maior produtor de cimento, atrás da Votorantim e Intercement (ex-Camargo Corrêa), lugar que será ocupado pela CSN Cimentos. Negócio avaliado em 1,025 bi de dólares.

O chef Américo Barata ultima os detalhes para inaugurar logo no início de outubro, o Ristô da Sé, ao lado da Catedral.

Auxílio

De amanhã até às 17h do dia 7 de outubro, os calouros da UFPA podem se inscrever ao processo seletivo para concessão de 235 auxílios Permanência e 65 auxílios Moradia. Ambos têm o valor de 400 reais.

Prêmio

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) abriu as inscrições, até 31 de outubro, ao 3º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher da SBPC. A premiação homenageará as “Mulheres Cientistas”.

Queda

Em agosto, a atividade do Comércio registrou queda de 0,7%, mostra a Serasa. Ela foi puxada principalmente pelo setor de veículos, motos e peças, que registrou diminuição de 4,7%. Supermercados, alimentos e bebidas, queda de 0,2%; tecidos, vestuário, calçados e acessórios, 0,2%; material de construção, alta de 0,4%; combustíveis e lubrificantes (+0,6%) e móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, e

informática (0%).

Crédito

Helder lançou o BanPará Bio, uma linha de financiamento do Banpará para produtores rurais que adotam práticas sustentáveis. O governador foi bastante elogiado pelo vice-presidente Hamilton Mourão, que, ao lado de 11 embaixadores, assistiu à apresentação do programa, na Estação.

Inovação

Estão abertas, até 13 de outubro, as inscrições para a edição 2021 do Grand Prix Senai de Inovação. A competição será online e podem participar estudantes do ensino médio, de cursos técnicos, de qualificação e de aprendizagem, tecnólogos e universitários.

Mestrado

Até às 17h do dia 25 de outubro, professores de Matemática da educação básica podem se inscrever no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat). O curso será ministrado em 77 instituições, e terá aulas semipresenciais com início previsto para março de 2022.

Ação

A Amazônia tem que estar no debate eleitoral de 2022. Para dar impulso a esta intenção, o grupo de 300 empresários, pesquisadores e ambientalistas agrupados na rede “Uma Concentração pela Amazônia” está discutindo proposta de ação para o desenvolvimento da região.

EM ALTA

Malhação

A Companhia Belém Academia acaba de receber equipamentos moderníssimos da linha premium da Life Fitness.

Lotes

A Status já comercializou 70% dos lotes urbanizados do Bougainville, na Augusto Montenegro.

Circo

Com bom público, o circo ficará no estacionamento da Basílica até o final deste mês.

EM BAIXA

Ameaças

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, do IBGE: 14,7% dos estudantes paraenses já se sentiram ameaçados, ofendidos e humilhados em redes sociais ou aplicativos de celular.

Poupança

Em agosto, com gasolina, gás e alimentos mais caros, os saques da caderneta de poupança superaram os depósitos em 5,46 bi de reais.

Falso

A Sefa apreendeu em Dom Eliseu 4.548 pares de calçados falsificados procedentes de MG. Na carga, “tênis” da Nike, Adidas e Converse.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias