
Paraquedas
No começo de setembro, as Federações de Paraquedismo do Pará, do Amazonas e do Maranhão realizarão o Boogie da Amazônia, evento inserido no calendário internacional, já sob a visibilidade do Pará devido à COP. Haverá saltos de paraquedas e eventos turísticos em Santarém e Belterra, com a visão privilegiada do Rio Tapajós e suas belas praias de Alter do Chão, Ponta de Pedras e Pindobal.
Ararajuba, ave paraense da gema
A ararajuba é paraense da gema (linda! Verde e amarela). Algo como 80% de sua população ocorre no Pará. Adora chuva e é comedora inveterada de açaí, do bom, e sem açúcar. Na década de 1950 o pássaro foi declarado extinto em Belém. Agora, está sendo reintroduzido. O Ideflor-Bio já soltou 58 aves no Utinga, monitoradas e acompanhadas por biólogos. Desde o ano passado, começaram se reproduzir em cativeiro: já nasceram seis. Outras 30 estão em processo de ambientação em viveiro. Segundo os biólogos, quando atingir 100 aves soltas, estará concluído com sucesso o repovoamento.
Pirelli
Helder investe para transformar a antiga área da Pirelli, em Marituba, em um Refúgio de Vida Silvestre, em plena Área Metropolitana, com um centro de visitação. E mais, com apoio da Hydro, o local receberá um hospital para animais silvestres.
Cairu
Em projeto de Vanessa Martins, começará a obra da nova loja Cairu, na esquina da Mundurucus com Generalíssimo. A empresa incluiu até o imóvel vizinho. Será sorveteria, padaria e café, com muito estacionamento. Tudo ainda para a COP.
Açaí
Um novo e moderno Point do Açaí começa a surgir na Veiga Cabral, na Cidade Velha. Serão 1.000 metros quadrados de salão, em projeto de Helder Coelho. Coisa para a COP.
Shopping
O Grupo Allos começará a mexer na área da antiga indústria Phebo. Interligada ao shopping da Doca por passarela, abrigará amplo espaço para eventos culturais.
Puba
O Puba Bar de Thiago Castanho, na Villa Loriga, é um sucesso, em homenagem à mandioca. Casa sempre cheia, na esquina da Veiga Cabral com Ângelo Custódio.
Rooftop
A Companhia Belém Academia anuncia o “The View Porto Futuro Companhia”, um sofisticado rooftop de frente para o Complexo Porto Futuro, com vista privilegiada para a Baía do Guajará. O projeto é assinado pelo arquiteto Adalberto Burlamaqui. Inauguração ainda antes da COP.
Voo
Esta semana, equipe técnica do Ministério de Portos e Aeroportos visitará áreas escolhidas para aeródromos de suporte para a COP. A indicação é reformar e ampliar o de Soure e construir um em Barcarena.
Porto Dias
A Faculdade de Ciências da Saúde Porto Dias lotou, em 48h, as vagas disponíveis em seus primeiros cinco cursos de Pós-graduação.
Carioca
O agroempresário Altair Burlamaqui recebeu na sua Fazenda Carioca, em Castanhal, o pessoal da “Bezos Earth Fund - Fundação do Jeff Bezos”, interessado em conhecer o sistema de produção. Esta semana, a fazenda será visitada por emissários da Embaixada da Alemanha.
Argumento
Eis a pauta do Argumento desta segunda: Nilson Pinto, presidente do Ideflor-Bio; e Alírio Gonçalves, presidente da Beneficente Portuguesa. Às 22h45, na RBA.
Cimento
O Grupo João Santos pretende, além de manter a planta industrial de Capanema como uma de suas poucas unidades restantes, reabrir a Itacimpasa, fábrica de cimento em Itaituba. Aliás, graças ao agronegócio, com o corredor Sinop-Miritituba, Itaituba está tendo um crescimento exponencial. Em breve, alcançará o Top Five paraense, em arrecadação.
Veriano
O Museu da Imagem e do Som, anexo ao Palacete Faciola, fará uma homenagem ao crítico de cinema Pedro Veriano, falecido no início de janeiro. Um espaço expositivo do Museu receberá o seu nome.
FGV
A FGV inicia suas turmas de MBA em Gestão de Projetos; MBA em Gestão, Liderança e Pessoas e MBA em Gestão em Finanças, Controladoria e Auditoria, no próximo dia 20, em sua sede nova, na Pariquis com Quintino.
Eventos
A chef Dani Martins, com o Lá em Casa Eventos, foi a responsável pelos alimentos e bebidas, sempre com toques paraenses, servidos na assinatura da parceria entre BNDES e UFPA, para a implantação da Casa BNDES COP30, no Complexo dos Mercedários.
São Brás
A família de Paulo Martins estará no Complexo de São Brás, com a chef Dani Martins. Operação pequena, com a cozinha regional raiz bem elaborada.
Conservação
Existem, atualmente, 29 Unidades de Conservação Estaduais de várias categorias, somando uma área total de 21 milhões de hectares.
Parque
O Pará possui três parques de proteção integral, muito demandados pelo público. O Parque do Utinga, em Belém, recebe cerca de sete mil visitantes por final de semana; o Parque de Monte Alegre, próximo à cidade e com inscrições rupestres; e o Parque das Andorinhas, em São Geraldo do Araguaia, com três mil visitantes por semana.
Afuá
O Ideflor-Bio também faz a gestão do Parque Estadual do Charapucu, em Afuá, onde a natureza exibe uma bela amostra da diversidade biológica da foz do Rio Amazonas.
Lagos
Nilson Pinto, presidente do Ideflor-Bio, festeja ter conseguido fazer a limpeza geral dos lagos do Utinga, retirando a abundante vegetação aquática. A medida passará a ser permanente.
Guamá
Entre o Utinga e o Rio Guamá existe uma APA-Área de Proteção Ambiental de Belém, com vários moradores. Esse é o detalhe que impede o parque de chegar à margem do rio, inclusive com um trapiche, para receber visitantes pelo modal fluvial.
Gigantes
O Ideflor-Bio está providenciando trilhas e sinalização para a exploração do ecoturismo no Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia, em Almeirim. Lá, existe um angelim-vermelho com 88,5 metros, altura de um prédio de 30 andares. Para comparação, a samaumeira da entrada do Utinga tem 34 metros de altura.
Atalaia
O Monumento Natural do Atalaia, com 256 hectares, é uma unidade de conservação gerida pelo Ideflor-Bio. A praia ao lado é fechada e fiscalizada, de março a agosto, em função da desova de tartarugas marinhas. A Ponta da Sofia não está incluída no Monumento.
Quelônios
O Ideflor-Bio formatou um Programa de Conservação de Quelônios (são 21 espécies). O Pará é o paraíso dos quelônios. Em Senador José Porfírio, no Tabuleiro do Embaubal, são soltas, anualmente, cerca de 300 mil tartaruguinhas. Já em Aveiro, a soltura anual atinge 1 milhão de filhotes de tartaruga da Amazônia.
Consumo
Com o manejo correto e autorizado, os quelônios da Amazônia podem ser consumidos. Aliás, deliciosos, fazem parte da cultura alimentar da população. O saudoso Camillo Vianna dizia - temos que cuidá-los, para poder comê-los.
Aquáticos
O Ideflor-Bio formata dois novos programas de conservação: mamíferos aquáticos (boto e peixe-boi) e peixes ornamentais.
Fumaça
O Tênis Clube do Pará, em respeito à sua missão de promover saúde e bem-estar, proibiu o tabagismo em suas dependências. A medida segue a legislação vigente e visa proteger a saúde e a convivência entre os associados.
Agro
A Atem, gigante manauara de granéis líquidos, está convertendo seus terminais portuários de Miritituba, Santarém e Belém, para também operar granéis agrícolas de soja e milho.
Logística
A RML - Rio Marabá Logística finaliza seu terminal portuário em Marabá para embarcar, ainda em fevereiro, o primeiro comboio de soja proveniente do Mato Grosso, com destino aos portos de Vila do Conde.
Porto
O paraense Flávio Acatauassú assumirá a cadeira de Portos Privados e Energia Offshore no Comitê da Década dos Oceanos, coordenado pelo MCTI - Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, vinculado à ONU. O Comitê participará da COP.
Cinema
A Estação Cultural de Icoaraci (antiga estação de trem) e o Museu do Marajó (Cachoeira do Arari) ganharão salas de cinema. As obras de adaptação dos espaços já começaram e a previsão da Secult é de inaugurar os espaços em março. Os recursos federais da Lei Paulo Gustavo também estão circulando na produção de seis longas-metragens de ficção e seis longas documentais.
Naval
O Estaleiro Rio Maguari, em Icoaraci, foi contratado para construir mais sete balsas para a Hidrovias do Brasil, totalizando uma encomenda de quase 200 balsas. A Hidrovias prioriza a construção de sua frota no Pará, gerando empregos no Estado onde estão concentrados seus serviços logísticos e onde são licenciados todos os seus projetos.
Decoração
Os móveis do arquiteto Léo Romano são conhecidos pelo design sofisticado. Em parceria com a Utilittà, com peças exclusivas, agora em Belém.
Agilidade
Com a liderança de Daniele Ribeiro, a Comissão de Combate à Morosidade da Justiça da OAB-PA chega com um foco claro: acelerar processos e desburocratizar o acesso à Justiça. A proposta é simplificar e otimizar o trâmite judicial, utilizando tecnologia e estreitando o diálogo.
D’Or
Hoje, na Fábrica 262, o Grupo Pomme D’Or fará confraternização
com todos os seus colaboradores. Aproveitará para mostrar, em palestra, como será a atuação do grupo na COP.
Hospital
Os 17 hospitais portugueses, no Brasil, devem se unir para formar uma rede, para troca de experiências e até compras em conjunto. Aí, estará incluída a Beneficente Portuguesa do Pará, com os seus dois hospitais em Belém, Dom Luís I e São João de Deus, juntos, com 560 leitos.
Aberto
O Hospital São João de Deus, recentemente inaugurado oficialmente, será aberto ao público no próximo dia 6 de março. O hospital tem convênio com todos os planos de saúde. Moderno, possui 13 suítes com sacada.
Maternidade
A Beneficente Portuguesa do Pará completou 170 anos de fundação. Começou com maternidade e sempre como um hospital filantrópico, onde 50% de seus leitos são destinados ao SUS. A moderna maternidade da Beneficente, hoje, realiza 360 partos/mês. Em Belém, só perde para a Santa Casa.
Empregos
A BP no Pará gera, atualmente, 1.850 empregos diretos, nos dois hospitais; sendo 700 profissionais médicos cadastrados, em todas as especialidades.
Ensino
Como todos os grandes hospitais do País, a BP-Beneficente Portuguesa também terá o seu braço de ensino. Reservou cinco andares do seu novo prédio para a instalação de uma faculdade com cursos de Medicina e Enfermagem. A instalação da faculdade terá apoio técnico da BP de São Paulo, que já atua com sucesso na área.
Câncer
O Hospital São João de Deus, além da Oncologia Clínica, incluirá Quimioterapia, a partir de abril, em seu portfólio de serviços. E Radioterapia, a partir de agosto.
Agropalma
As cinco herdeiras do banqueiro Aloysio Faria seguem na sua política de venda de ativos do grupo empresarial. A bola da vez é a Agropalma, no Pará. Uma empresa colombiana iniciou processo de negociação.
EM ALTA
Blue
Nesta quinta, Rogério Oliveira e Humberto McPhee inauguram, na Alcindo Cacela, a maior unidade da rede de academias Bluefit, no País. São 150 máquinas.
Pavulagem
Égua do Pudim, de Gisele Cardoso, lançou um pudim especial para a COP, o Pavulagem, reunindo os sabores de cupuaçu com castanha-do-pará.
Doca
As obras do Parque Linear da Doca atingiram 59% de execução.
EM BAIXA
Perda
Inquieto e irreverente, o jornalismo do Pará perdeu o comendador Raymundo Mário Sobral e o seu Jornaleco.
Dados
ANPD abriu processo administrativo para investigar a Drogasil. Para o órgão, a rede pode estar envolvida na monetização de dados pessoais sensíveis dos consumidores.
Agro
A falta de armazéns para estocar a safra recorde de grãos impõe perdas ao agronegócio.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar