
A deputada estadual Marinor Brito (PSOL) é autora de um requerimento para que o prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) apresente à Assembleia Legislativa o demonstrativo detalhado dos R$ 61,4 milhões enviados pelo governo federal para o combate à pandemia do novo coronavírus na capital paraense e os contratos firmados na vigência do estado de calamidade pública. A justificativa dada pela parlamentar é o próprio colapso da saúde municipal já nas primeiras semanas da pandemia, e o fato de que na Câmara Municipal de Belém qualquer tipo de pedido de prestação de contas é rejeitado pela bancada governista.
VALE
Balanço divulgado ontem mostra que a Vale já destinou R$ 80 milhões em ações e apoio humanitário ao Pará durante a pandemia. Na área de testes, doou 30 mil kits rápidos ao Estado, 84 mil aos municípios e 14.800 como repasse ao governo federal. Na frente de materiais de limpeza e higiene, doou 86.571 unidades de álcool em gel, 20 mil litros de detergente líquido e 52 mil unidades de sabão líquido. Quanto a EPIs e apoio aos hospitais, a companhia contribuiu com 994 mil máscaras cirúrgicas, 30 mil máscaras N95, 956.800 luvas cirúrgicas e 580 mil óculos de proteção.
HOSPITAIS
A Vale contribuiu, em equipamentos médicos, com 100 cardioversores com carro de emergência, 400 aspiradores de secreção portátil, 540 camas fowler elétrica adulto com colchão e 60 camas fowler elétrica obeso com colchão. Ajudou com doação de itens os hospitais de Parauapebas (Municipal e Yutaka Takeda) e Canaã dos Carajás (Municipal e Cinco de Outubro). Ao mesmo tempo, a Vale está construindo um hospital de campanha com cerca de 100 leitos em Parauapebas e ampliando a ala do HMP para acréscimo de 40 leitos de unidade semi-intensiva.
PRODUTIVIDADE
As sessões remotas da Assembleia Legislativa estão se mostrando bastante produtivas. Desde que começaram as sessões por videoconferência, os parlamentares já apreciaram 133 proposições ao longo de seis sessões. As reuniões presenciais costumam ter 3h30 de duração e as remotas estão levando em média 10 horas. A alta produtividade do parlamento estadual durante o período de pandemia garantiu a aprovação de importantes projetos para o pleno funcionamento do Estado.
ASSISTÊNCIA
A Lei Estadual 9.058/2020 que garante assistência jurídica patrocinada pelo Estado ao servidor público, civil ou militar ou agente político que figurar como réu em processo judicial por ato praticado durante o exercício da função, foi publicada na última sexta-feira (22), no Diário Oficial do Estado (DOE). “Por meio desta lei, o servidor que for processado em razão de fato ocorrido no desempenho da sua função pública, não precisará mais pagar o seu advogado. O Estado vai dar essa assistência e garantir o pagamento do serviço”, explica o procurador-geral Ricardo Sefer.
NAUFRÁGIO
Foi concluído no Amapá o inquérito que investigou o naufrágio do navio “Anna Karoline III”, ocorrido em 29 de fevereiro de 2020. Seis pessoas foram indiciadas. Segundo o delegado Victor Crispim, que presidiu as investigações, o excesso de cargas foi o fator determinante do naufrágio. A embarcação transportava 70% de cargas além do permitido e grande parte do excesso estava no convés principal, o que tirou a estabilidade da embarcação. O Anna Karoline não estava autorizado a fazer a linha Santana-Santarém/Santarém-Santana.
LINHA DIRETA
Na edição de hoje do Diário Oficial será publicada a nomeação do novo defensor público-geral do Estado para o próximo biênio. João Paulo Carneiro Ledo ficou em primeiro lugar na votação, e o governo está respeitando a vontade da categoria.
Na visita a Belém, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, esteve na Policlínica Metropolitana, ao lado do governador Helder Barbalho e do secretário de Saúde, Alberto Beltrame. Pazuello fez questão de elogiar a estrutura da Policlínica. Antes, ele esteve no Hospital de Campanha do Hangar.
Dentro dos termos do decreto estadual, a Sinart se reunirá hoje com a diretoria da Arcon para discutir o protocolo de reabertura do Terminal Rodoviário, respeitando todas as medidas de proteção. As empresas de ônibus já se preparam para vender passagens intermunicipais, com previsão de embarques a partir de junho.
Vizinhos do Shopping Boulevard que têm crianças pequenas em casa estão incomodados com o barulho produzido por operários que ali trabalham. Além do ruído natural da obra, os trabalhadores ligam aparelhos de som em volume máximo e a música tira o sossego de quem mora nas redondezas.
Os meios católicos estão de luto pela morte do padre Pedro Bodei, ocorrida ontem à tarde no Hospital Magalhães, em Castanhal, por complicações decorrentes de covid-19. A irmã Arlete, missionária de Santa Teresinha, foi outra vítima da pandemia no município.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar