Para os que acham que o perigo maior já passou, o cientista Miguel Nicolelis alerta: a pandemia se espalhou pelo país 10 vezes em 12 meses, um avanço único no mundo. Segundo ele, só para dar uma ideia aproximada do grau explosivo de espalhamento e letalidade da covid-19, em 15 de junho do ano passado o Brasil atingiu a marca de 50 mil mortes. Pois um ano depois, os números são espantosos: o país está próximo de alcançar 500 mil óbitos. Apesar disso, há quem defenda o fim dos cuidados básicos de prevenção, como o uso de máscaras.
JUSTIÇA
Na conta de um dos municípios paraenses mais prósperos e importantes economicamente, dono do maior rebanho bovino do país, São Félix do Xingu apresenta um quadro de problemas proporcionais ao seu tamanho. Garimpos, desmatamento, invasão de unidades de proteção e reservas indígenas. Apesar de tudo isso, o município dispõe de uma só vara judicial para toda a comarca, cuja jurisdição abrange 84 mil quilômetros quadrados. Para piorar, o TJPA teve que suspender edital para preenchimento da vara porque o único candidato desistiu, certamente temendo a desgastante missão que o esperava.
HUMANIZAÇÃO
O Espaço Integrado ParáPaz da Santa Casa, entregue oficialmente ontem pelo governador Helder Barbalho, destinado ao atendimento humanizado para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, é a obra que melhor reflete a mudança de comportamento e o compromisso dos gestores modernos em corrigir a total falta de apoio que aflige a população infantil do Estado. Durante décadas, essa faixa da população foi praticamente ignorada pelo poder público. Além da criação do espaço, foi criada uma delegacia especializada para atender vítimas da capital e do interior.
COSTURA
Uma arenga política começa a se estabelecer em torno da consulta pública para escolha do novo reitor da Ufopa. O grupo que está no poder, liderado pelo reitor Hugo Diniz, trabalha intensamente para obter aliados nas hostes bolsonaristas. A mais recente investida foi em direção ao senador Zequinha Marinho. Diniz, a pretexto de pedir apoio para projetos de inovação tecnológica, ele levou com ele as pré-candidatas Aldenize Xavier, atual vice-reitora, e Solange Ximenes, pró-reitora de Ensino de Graduação. Fez questão de exibir a cena em seus perfis oficiais na internet.
EXCELÊNCIA
O Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila lançaram, na quarta-feira (16), o Prêmio Band Cidades Excelentes. A iniciativa vai reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.568 municípios brasileiros. Todas as cidades estão automaticamente pré-inscritas na premiação e serão agrupadas em três categorias de acordo com o porte da população local: até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes, e acima de 100 mil. O prêmio fará uma etapa estadual, em setembro, e uma fase nacional, em outubro.
CARTEIRADA
Funcionário voluntário que atua no posto da UFPA na campanha de imunização em Belém fez um desabafo nas redes sociais sobre os abusos e malandragens que testemunhou. “Já vi médico chegando e tentando dar carteirada para ser atendido na frente de centenas de pessoas. Vi juíza querendo furar a fila da vacinação e até sub-aspone de gabinete político armando barraco para ser imunizado sem ter idade ou comorbidade que permitissem a prioridade”, relata. E conclui, desolado: este é um retrato do país em que vivemos, mesmo com tanta campanha pedindo ética por aí.
LINHA DIRETA
Veículos nacionais tiveram alguma dificuldade em contratar jornalistas freelancers para a cobertura da agenda presidencial hoje, sexta, 18, em Marabá e Novo Repartimento. O motivo é até óbvio: os profissionais estão receosos em cobrir uma programação capitaneada pelo maior entusiasta de aglomeração e não-uso de máscaras da pandemia...
É chegada a fase de visitas da CPI da Vale. De acordo com a agenda da próxima semana, os deputados estaduais que compõem a Comissão irão até às instalações da empresa em Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.
A Justiça Federal atendeu ao pedido do MPF e MPPA e suspendeu a reabertura da Floresta Estadual do Trombetas, em Oriximiná, prevista para esta semana, a fim de evitar surto de covid-19 entre povo indígena Zo’é, que mora em área próxima.
A “Caravana do Bem: Ação Saúde” percorre os bairros Jaderlândia, Icuí e Centro, em Ananindeua até amanhã, 19, com serviços e ações cidadãs, das 8h às 13h. De iniciativa da deputada estadual Nilse Pinheiro (Republicanos), o projeto social, que tem apoio do Sistema Faepa/Senar e Procuradoria Especial da Mulher da Alepa, pretende alcançar todo o Estado.
A Associação Desportiva dos Deficientes do Marajó (pix: addefim@hotmail.com) está em campanha de arrecadação de fundos para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social durante a crise da Covid-19. Os recursos obtidos serão destinados a compra de alimentos, máscaras, material de limpeza e higiene pessoal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar