plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Lobby de empresários é pavio à queima da Amazônia; leia o RD

Coluna do Diário do Pará mostra ainda fraude em prefeitura com servidores aposentados sem nunca terem trabalhado

Imagem ilustrativa da notícia Lobby de empresários é pavio à queima da Amazônia; leia o RD camera Rastilho de pólvora é consequência da flexibilização que passa o meio-ambiente no Braasil | Agência Brasil/Arquivo

O Pará lidera o ranking de desmatadores em julho, com 771 km² de florestas destruídas, apesar das ações desenvolvidas pelo governo do Estado. Além disso, 7 das 10 terras indígenas e 5 das 10 unidades de conservação mais atingidas pelo desmatamento ficam em solo paraense. Consequência direta da flexibilização garantida pelo governo federal a ações de garimpo, mineração e extração de madeira em terras públicas, graças ao lobby de empresários e políticos ligados ao presidente Jair Bolsonaro.

GESTÃO

Mais importante ferramenta de gestão do Governo do Estado, os processos novos via Processo Administrativo Eletrônico (PAE) – que gera economia de material e de recursos humanos, além de agilizar os processos dentro da administração pública – crescem a cada ano: em 2018 eram apenas 55.437, passando para 193.400 em 2019; 876.846 em 2020. Até o último dia 17 já eram 776.469. Por outro lado, os processos físicos caem na mesma proporção: 518.900 (2018), 455.962 (2019), 194.937 (2020) e 88.894 até o dia 17 passado. Desde 2009, quando o sistema entrou no ar, já foram mais de 9,2 milhões de tramitações em todos os órgãos estaduais.

PAE4.0

Desenvolvido pela Prodepa, o PAE teve um papel fundamental na pandemia, na medida que possibilitou a não interrupção dos serviços do Estado, pois, oferece a possibilidade que os servidores trabalhem remotamente, acessando o sistema de casa e dando andamento aos processos, ainda que haja restrições para o serviço presencial em decorrência da necessidade de distanciamento social. A Prodepa já trabalha no “PAE 4.0”, que será uma atualização completa no sistema, com nova interface e novas funcionalidades, inclusive com aplicativo.

DESMATAMENTO

De agosto de 2020 a julho de 2021, período conhecido como “calendário do desmatamento”, a Amazônia perdeu 10.476 quilômetros quadrados de florestas, área equivalente a nove vezes a cidade do Rio de Janeiro, segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon. O aumento é de 57% em relação à cifra registrada no período anterior (agosto de 2019 a julho de 2020) pelo Imazon, quando 6.688 km² foram devastados. Dentre os que mais desmataram, o Pará encabeça a lista: 4.147 km² de área desmatada, 43% a mais do que no calendário anterior.

CANDIDATURA

Circula em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagens bolsonaristas uma relação com os “nomes de confiança de Bolsonaro para o Senado em 2022” em vários Estados. No Pará, ele estaria indicando Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Filiada ao PP, Damares - que nasceu no Paraná -, é sobrinha do ex-deputado federal Josué Bengtson (PTB) e se tornou figura fácil no Pará nos últimos meses por conta do programa “Abrace o Marajó”, que é gerido por seu Ministério.

DESCASO

A UFPA catalogou pelo menos 15 estátuas de bronze nos bairros da Cidade Velha, Campina, Batista Campos e São Brás, que foram sumindo ao longo dos últimos anos graça a ação de quadrilhas que furtam as peças e as transforam em cobre derretido para venda. Bustos originais de Rui Barbosa, do Barão do Rio Branco e do cientista Oswaldo Cruz já foram furtadas e réplicas foram colocadas em seu lugar. Recentemente dois postes históricos foram arrancados da Praça Batista Campos. Em 2018 uma estátua na praça Floriano Peixoto em São Brás também foi roubada. A Guarda Municipal afirma realizar rondas preventivas e ostensivas nos logradouros e que irá reforçar a segurança.

LINHA DIRETA

O prefeito Alexandre Siqueira, de Tucuruí, denunciou na sexta-feira ter identificado 4 servidores aposentados por invalidez que nunca foram funcionários da prefeitura. Uma auditoria descobriu a irregularidade e os vencimentos foram suspensos depois que a Caixa Econômica concedeu empréstimo de mais de R$ 300 mil aos quatro aposentados.

A deputada Marinor Brito (Psol) visitou no último sábado comunidades em Abaetetuba acompanhada da delegação Internacional Progressista, composta por parlamentares e ativistas de várias partes do mundo, para ouvir comunidades tradicionais e garantir apoio aos povos quilombolas, camponeses, ribeirinhos e indígenas atingidos pelos impactos socioambientais causados pelos grandes empreendimentos.

A cidade de Santa Izabel do Pará criou a Academia Izabelense de Letras (AIL). Os membros efetivos e fundadores se reuniram no Colégio Estadual Antônio Lemos para realizarem a ata de fundação da instituição e escolher a chapa da mesa diretora. O presidente eleito é João Bosco Maia.

Com o tema “Ciência e Pandemia” começa hoje o XXIX Seminário de Iniciação Científica do Museu Goeldi. Estudantes de graduação de várias áreas apresentarão os resultados de suas pesquisas. A transmissão será feita pelo Canal do Goeldi no YouTube. Ao todo, 84 trabalhos serão apresentados.

A prefeitura de Belém vem realizando o planejamento e prevenção do saneamento para minimizar o alagamento das vias da capital com o inverno que se aproxima: desde janeiro já realizou a limpeza de 65 canais, que totalizam 804 quilômetros.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias