A goleada de 7 a 0 imposta ontem pelo TSE às pretensões políticas do ex-governador Simão Jatene confirma a consistência das denúncias pelo uso eleitoreiro do Cheque Moradia às vésperas da eleição de 2014. Na ocasião, o tucano recorreu à canetada para escapar a uma derrota que se prenunciava certa para o então candidato Helder Barbalho (MDB). A distribuição de dinheiro público através do Cheque Moradia desequilibrou a eleição. O truque deu tão certo que, em 2018, Jatene usou o Propaz como arma para tentar inflar a candidatura de Márcio Miranda, sem sucesso. A inelegibilidade, como se vê, é mais do que justa.
REMOTO
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) acaba de publicar estudo sobre o potencial de profissões que podem ser exercidas de forma remota, traçando um mapa do trabalho remoto no país. Segundo a pesquisa, os profissionais com nível superior completo possuem 23% a mais de chance de aderir ao trabalho remoto do que pessoas com escolaridade de nível fundamental incompleto. De maio a novembro de 2020, 7,3 milhões de pessoas trabalharam em home office no Brasil, o que equivale a 9,2% da população ocupada e não afastada.
CHANCES
O estudo mostra que as mulheres têm mais chances de trabalhar de forma remota, 1,5% em relação aos homens. Na análise por raça/cor, ser branco eleva as chances em 2,3% em relação a negros. Residentes no Sudeste possuem 5,6% mais de chance do que moradores do Norte. O perfil médio dos trabalhadores em home office em novembro de 2020 era o seguinte: 57,8% eram mulheres, 65,3% eram brancos, 76% possuíam escolaridade de nível superior completo, 31,9% estavam na faixa de 30 a 39 anos e 61,1% trabalham no setor privado.
CONDOMÍNIOS
Representantes do Sindcon/Secovi-PA e síndicos de Belém reuniram ontem com o presidente da Câmara de Belém, vereador Zeca Pirão, para discutir itens da Lei Municipal nº 9.668/21, que determina a contratação de bombeiro civil para o quadro de funcionários dos condomínios. O Sindcon/Secovi, representando a categoria condominial, defende que sejam excluídos da lei os condomínios horizontais e verticais de Belém. Alegam que a contratação de bombeiro civil implicará em despesa que certamente será repassada aos condôminos.
INSPEÇÃO
Com a diminuição dos casos de covid-19, o promotor militar Armando Brasil retoma hoje as visitas de inspeção às unidades da Polícia Militar em Belém. As primeiras unidades a serem inspecionadas serão o Batalhão Águia e o Comando de Missões Especiais. Ele explica que o trabalho cumpre uma resolução do Conselho Nacional do Ministério Público, que obriga os promotores militares a inspecionarem batalhões e unidades da PM. Faz parte do chamado controle externo da atividade policial por parte do MP, previsto na Constituição Federal.
RECÍRIO
O expediente nos órgãos da administração direta e indireta se iniciará às 12h, na próxima segunda-feira (25), data do Recírio de Nazaré. A determinação está contida no Decreto n° 1285, publicado no Diário Oficial do Estado. Com a medida, os órgãos e entidades das áreas de arrecadação, saúde pública, defesa social, parques, museus, teatros e espaços de visitação turística estabelecerão escalas de serviço, incluindo equipamentos públicos administrados por OS mediante contrato de gestão, a fim de que a população não seja prejudicada.
LINHA DIRETA
- O MPPA sedia na terça-feira, 26, a Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos MPs dos Estados e da União (CNPG), no Museu Histórico do Pará. O procurador-geral de Justiça, César Mattar Jr, é o anfitrião do encontro.
- Em artigo publicado em revista de circulação estadual, o deputado Eraldo Pimenta (MDB), presidente da CPI da Vale na Alepa, escreveu sobre a importância da empresa no Pará e a necessidade da transparência das atividades, dos lucros e dos investimentos em solo paraense.
- Intitulado “Não somos contra a Vale, e sim, a favor do Pará”, o artigo demonstra que há um esforço dos parlamentares no sentido de fazer a roda que gira em desfavor do Estado começar a produzir, efetivamente, emprego, renda e lucros tão almejados pela sociedade paraense.
- A região Norte concentrou os preços médios mais elevados do diesel em setembro, entre R$ 5,415 (comum) e R$ 5,469 (S-10), segundo a Ticket Log. A Petrobras confirmou que o S-10 agora em outubro tem o litro de comercialização mais caro da década.
- A Prefeitura de Belém facultou o expediente da próxima segunda-feira (25), até às 12h. Além dos expedientes de 29 de outubro, sexta, e 1 de novembro, segunda-feira. Exceto para servidores lotados em unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população.
- O vereador de Marituba, Antonio Armando Jr. (Solidariedade) aproveitou o Dia do Professor para lançar o Programa Ver Educação, iniciativa que consiste em realizar uma série de visitas às mais de 70 escolas da cidade para elaboração de relatório situacional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar