plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Sétima unidade da Usina da Paz será inaugurada em Belém

Veja estes e outros destaques da coluna Repórter Diário desta sexta-feira (14).

Imagem ilustrativa da notícia Sétima unidade da Usina da Paz será inaugurada em Belém camera Agência Pará

As ações de destruição da floresta amazônica mantêm ritmo acelerado: entre agosto de 2021 e julho de 2022, a Amazônia registrou a maior devastação dos últimos 15 anos, segundo o Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon. Nesse período, foram devastados 10.781 quilômetros quadrados de floresta, o que equivale a sete vezes a cidade de S. Paulo. Pesquisa da UFPA investiga as variáveis relacionadas ao processo de desmatamento de 1988 a 2018. O estudo utiliza um modelo de inteligência artificial, considerando a rede de transporte rodoviário no Pará.

CALHA

Os resultados encontrados preveem, mantido o quadro atual, intenso desmatamento nas próximas três décadas, com 25,77% de crescimento em relação à área existente. Na região da Calha Norte, a previsão é de uma área de 4.703,43 quilômetros quadrados de desmatamento, para um cenário mais otimista, e área de 6.567,48 km² em cenário mais pessimista. A pesquisa resultou na tese de doutorado de Patrícia Bittencourt das Neves pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais da Amazônia (Proderna/Itec/UFPA).

VIOLÊNCIA

Com 21 casos, o Pará é o Estado da região Norte com mais registros de violência política desde 2018. Lançado nesta semana, estudo realizado pelas organizações Terra de Direitos e Justiça Global mapeou registros de casos ocorridos entre setembro de 2020 e 2 de outubro de 2022. O Pará acumula metade dos casos desde 2018 até o 1º turno eleitoral deste ano, sendo cinco assassinatos. O relatório analisou 523 casos ilustrativos de violência política envolvendo 482 vítimas entre representantes de cargos eletivos, candidatos ou pré-candidatos e agentes políticos no Brasil.

USINA

A poucos dias da entrega da sétima unidade do complexo comunitário Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, uma equipe da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), órgão que coordena o projeto, realizou, na manhã de ontem, uma vistoria ao andamento da obra, que segue nos seus últimos ajustes. O espaço terá capacidade para receber até 1.500 pessoas/dia e conta com dois prédios de atendimento, um complexo poliesportivo, quadra de areia, espaço multicultural, piscina, salas de audiovisual e inclusão digital.

BANDEIRA

A federação Brasil da Esperança – Fé Brasil, constituída pelo PT/PCdoB/PV, entrou ontem com um pedido de liminar junto à 97ª Zona da Justiça Eleitoral contra propaganda considerada irregular exposta na parte externa do templo central da Igreja Assembleia de Deus, em Belém. A ação pede a retirada imediata de uma imensa bandeira do Brasil estendida na fachada do templo como forma de campanha em favor do candidato Jair Bolsonaro, “afrontando a legislação eleitoral vigente” e gerando o chamado “efeito outdoor, há muito combatido para esse tipo de propaganda”.

COVID

Seis em cada dez brasileiros (62%) ainda consideram a Covid-19 o maior problema de saúde enfrentado pelo país. A constatação é da pesquisa Monitor Global dos Serviços de Saúde, feita pela Ipsos. O índice está acima da média global, que é de 47%. O Japão, com 73%, lidera a lista. Além da Covid-19, as outras opções disponíveis na pesquisa de múltipla escolha eram saúde mental, câncer, estresse, obesidade, diabetes, abuso de drogas, abuso de álcool, doenças cardíacas, tabagismo, demência e doenças sexualmente transmissíveis.

LINHA DIRETA

- O Orçamento Geral da União de 2023 vem com R$ 30 bilhões a menos para a Saúde. Por conta disso, a bancada federal está se mobilizando para garantir emendas e assim impedir o colapso dos serviços.

- A Rede Sarah por exemplo, de acordo com a proposta orçamentária do governo federal para o ano que vem, só terá verbas para funcionar durante os primeiros quatro meses do ano. A Farmácia Popular, só por dois meses. Também não há previsão de recursos para a saúde indígena.

- Sete indígenas da aldeia Sororó – etnia Suruí Aikewara receberam, na última semana, os seus diplomas de Especialização em Ensino na Educação Escolar Indígena e Mestrado em Educação Escolar Indígena, ofertado pela Uepa em Marabá.

- A Fumbel inscreve para o concurso literário “Bruno de Menezes” até o próximo domingo, 16. O objetivo é selecionar duas obras inéditas de autores paraenses, nos gêneros poesia e literatura infantil. O edital está no site da Prefeitura de Belém.

- Será hoje, às 9h, a última oitiva regional para elaboração do Plano Estadual de Bioeconomia (Planbio), em Altamira, e com a participação de representantes dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, do poder público, Terceiro Setor, instituições de pesquisa e iniciativa privada.

- A Unifesspa inscreve de 28/09 a 23/10 à chamada pública para aproveitamento de concurso público de candidatos Técnicos-Administrativos em Educação que tenham sido aprovados em concurso público realizado por outra Instituição Federal de Ensino Superior.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias