2050
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de estado de Planejamento e Administração (Seplad), lança na manhã desta segunda-feira (16), o “Planejamento Estratégico de Longo Prazo do Estado do Pará – Pará 2050”, marcando oficialmente o início das atividades do projeto. Neste primeiro momento será feita a mobilização dos atos e segmentos, nas regiões Guajará, Guamá, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim e Tocantins. O “Pará 2050” será elaborado nos próximos 15 meses, a partir de ações que incluem diagnóstico e pesquisa, elaboração de cenários, escuta social, encontros temáticos regionalizados e, por fim, a institucionalização do plano nas 12 regiões de integração do estado. O Comitê Gestor contará com representantes de organizações da sociedade civil.
VERDE
A climatech brasileira Abundance Brasil está com um plano ambicioso de gerar 100 mil empregos ‘verdes’ até 2030. As contratações viabilizarão o processo de plantio de 1 bilhão de árvores, dos quais 200 mil já estão em andamento. A maioria das vagas será em áreas ligadas ao meio ambiente, como por exemplo, plantadores, biólogos, engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, arquitetos florestais e especialistas em ESG. O termo emprego ‘verde’ é recente e foi cunhado pelo Unep (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), com objetivo de designar trabalhos em atividades agrícolas, industriais, de pesquisa e desenvolvimento (P&D), administrativas e de serviços que contribuem substancialmente para preservar ou restaurar a qualidade ambiental.
REGULARIZAÇÃO
Com a entrega de mais de 300 títulos de propriedade a moradores de Fátima, na última sexta-feira à noite, a Prefeitura de Belém deu por regularizada a totalidade das moradias do bairro, através do Programa Terra da Gente. A regularização fundiária da capital é parte de um esforço da PMB para garantir moradia e segurança habitacional a toda a população. Na capital paraense, mais de 20 mil moradores já foram beneficiados com o Terra da Gente, que é feito em cooperação com o Governo do Estado. O bairro de Fátima foi um dos primeiros a receber o programa.
ESTRADA
A rodovia PA-140, no trecho entre as cidades de Santa Izabel do Pará e Bujaru, no nordeste do estado, teve o pavimento asfáltico totalmente reconstruído pela Secretaria de Estado de Transporte (Setran). O trecho beneficiado tem a extensão de 37,5 quilômetros. A obra também contemplou duas pontes que foram reconstruídas em concreto. A rodovia PA-140 inicia-se em Santa Izabel do Pará, interligando os municípios de Santo Antônio do Tauá, São Caetano de Odivelas, Vigia de Nazaré, Bujaru e Concórdia do Pará. Com 214,7 quilômetros de extensão, a estrada foi construída há cerca de 20 anos.
PARFOR
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou que vai prorrogar,até o dia 7 de fevereiro o período de pré-inscrição para os cursos que serão oferecidos em 2023 por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A Universidade Federal do Pará (UFPA) vai ofertar 760 vagas para as 19 turmas pré-aprovadas no edital do programa.
Linha Direta
- A Secretaria de Estado de Transporte (Setran) informa que, por conta da chuva e dos ventos fortes registrados na madrugada de ontem (15), o serviço programado na obra da ponte de Outeiro foi realizado na madrugada desta segunda-feira (16). O tráfego na ponte ficou interditado de meia-noite até às 5h de hoje.
- As inscrições para a primeira etapa do Revalida 2023 (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira) começam nesta segunda-feira (16) e vão até a próxima sexta-feira (20). Os interessados podem fazer a inscrição por meio do Sistema Revalida. A taxa de inscrição é de R$ 410, e deve ser paga até o dia 26 por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
- Os entregadores de aplicativos passam a contar com benefício extra adquirido pela Lei 14.297/2022, que reforça as medidas de proteção a esses profissionais. Com isso, a nova lei prevê que a empresa de aplicativo de entrega contrate seguro, sem franquia. A medida em benefício do entregador cobre acidentes ocorridos exclusivamente durante o período de retirada e entrega de produtos.
- Tramita no Senado Federal um Projeto de Lei (PL 1.615/2022), que propõe regularizar o serviço de entregas de mercadorias e transporte individual ou compartilhado feito por aplicativos. De acordo com o texto, essas regras e medidas têm por objetivo a profissionalização do trabalho, gerar segurança econômica e social aos trabalhadores, além da exigência de uma gestão com maior transparência.
- Ainda como parte dos festejos dos 407 anos de Belém, ocorreu ontem, na praça Waldemar Henrique, o Festival Cultura Reggae. Até às 17h passaram pelos três palcos, montados na praça, 30 DJs e sete bandas de reggae, que garantiram a alegria do público presente no local.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar