plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

Com queda do IGP-M, aluguel ficará mais barato no Pará

Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) é muito usado para contratos de locação teve queda em julho. Com isso, são esperados menores preços para os contratos renovados este mês

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Com queda do IGP-M, aluguel ficará mais barato no Pará camera Reprodução/ Internet

Boa notícia para quem mora de aluguel ou procura imóvel para alugar: o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) teve queda em julho, motivada principalmente pelo menor Índice de Preços ao Produtor Amplo. Com isso, são esperados menores preços ou estabilidade para os contratos renovados este mês.

CLANDESTINOS

Uma ação integrada, que envolveu agentes dos órgãos de segurança pública na tarde desta sexta-feira (28), resultou na retirada de seis estacionamentos clandestinos, montados no Monumento do Atalaia (Mona), na Praia do Atalaia, em Salinópolis. Os estacionamentos foram montados na área de preservação integral no Atalaia para atender pessoas que frequentam a praia, principalmente à noite, quando ocorrem festas em barracas e shows. Após a ação, equipes da Polícia Científica do Pará fizeram a perícia no local. A Polícia Civil registrou ainda um Boletim de Ocorrência relacionado a crime ambiental.

ESCOLAS

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), a Fundação Escola Bosque e a Guarda Municipal definiram um protocolo para reforçar as medidas de segurança como resposta aos ataques a ambientes escolares em todo o Brasil. A Semec já atua com ações preventivas e protetivas em todas as escolas, através de medidas como o aplicativo Guardião da Paz, presente em todas as 201 unidades de ensino, com apoio de 237 vigilantes; atendimento de psicólogos e de serviço social; protocolo de casos psíquico e mental; e combate aos crimes virtuais.

PATROCÍNIO

Até dia 20 de outubro, organizações sociais podem propor projetos esportivos para serem patrocinados pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Os projetos devem estar inscritos na plataforma do Ministério do Esporte. No último ano, a Vale patrocinou 279 iniciativas socioesportivas nos municípios onde atua, sendo 41 delas no Pará. A estratégia da empresa prioriza o esporte como ferramenta de inclusão social. O envio dos projetos deve ser feito até o dia 20 de outubro pelo site: http://patrocinio.valeglobalcomm.com.

ÁGUA

Através da Cosanpa, o Governo do Estado está ampliando o sistema se abastecimento de água de Santarém e da vila de Alter do Chão, para atender com qualidade a população e contribuir com o crescimento do turismo. Segundo o presidente da companhia, José Fernando Gomes Jr., que passou a semana em Santarém reunindo com os técnicos e acompanhando obras, serão abertos mais três novos poços, além da manutenção de mais 20 em cidades da região do Baixo Amazonas.

RECURSO

Estudantes não selecionados para o Fies no 2º semestre por nota de corte podem recorrer à Justiça porque a lei que criou o financiamento não prevê esse critério, segundo especialistas em direito estudantil. O MEC abriu inscrições do programa para a segunda metade deste ano. O acesso ao Fies é possível ser obtido judicialmente porque a Lei nº 10.260/2001 não estabeleceu inicialmente o ponto de corte. Esse critério foi inserido depois, por meio de portaria, mas a Justiça Federal tem aceitado com frequência a tese de que uma portaria não se sobrepõe a uma lei.

QUADRILHA

Depois de participar como jurado do festival de quadrilhas em Itaituba, o artista plástico e antropólogo santareno Anderson Pereira tem sofrido ameaças em suas redes sociais, por se posicionar contra o racismo em uma das apresentações, onde uma boneca preta foi utilizada representando a mulher nordestina. Além disso, a música continha frases ofensivas como “essa morena é o cão chupando manga”, fato que o jurado analisou como racismo estrutural. Integrantes da quadrilha, irritados, passaram a ameaçar Anderson e a mãe dele, que também recebeu áudios com insultos.

LINHA DIRETA

# O Tribunal de Justiça do Pará inaugura, nesta segunda-feira, 31, o primeiro Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAV).

# Na cerimônia, que ocorre a partir das 14h, no Anexo IV, na Cidade Velha, também haverá a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o TJPA e diversos órgãos do Estado ligados à promoção social, à segurança e ao Judiciário.

# A Cia de Artes Nissi encena neste domingo, 30, na Igreja Primeiro Amor (avenida José Bonifácio, 690), a partir das 19h, o espetáculo “O Peregrino”, inspirado no livro homônimo e que narra a trajetória de um cristão rumo ao céu. A entrada é franca.

# Servidores dos órgãos jurisdicionados do TCE-PA na região do Xingu são o público-alvo do encontro técnico do Programa de Interiorização “Conversando com o Controle Interno”, em Altamira, nos dias 17 e 18 de agosto.

# Nenhuma prefeitura paraense teve bloqueio para receber os repasses do FPM referentes ao terceiro decêndio de julho de 2023, pagos ontem, sexta, 28. Ao todo, a União Federal repassou R$ 3,6 bilhões às cidades brasileiras.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias