Quem viveu os tensos anos de violência explícita nas ruas de Belém, principalmente entre 2014 e 2017, sabe o valor de um policiamento rigoroso e a presença do aparato do Estado no combate à criminalidade. A recente pesquisa MySide (com dados estatísticos do IBGE), que coloca Belém entre as sete cidades mais seguras do Brasil, reflete o forte investimento do governo Helder Barbalho em segurança pública, a partir de 2017, fazendo com que a capital paraense deixasse de frequentar rankings de criminalidade, figurando até entre as mais violentas do mundo.
POLICIAMENTO
Nos últimos cinco anos, a Polícia Militar reforçou as ações de policiamento preventivo e ostensivos em todas as regiões do Estado. Para isso, a instituição recebeu novos equipamentos, armamentos, veículos, construção de novas unidades administrativas e operacionais e, principalmente, na valorização e capacitação de seus agentes. Com essa reestruturação da PM, por meio de seu Departamento Geral de Operações (DGO), foi possível desenvolver diversas ações de combate à criminalidade pelas unidades ou em parceria com outras instituições responsáveis pela segurança pública.
SAÚDE
Uma megaoperação desencadeada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde pretende realizar um diagnóstico completo da atual situação do sistema de saúde dos 17 municípios marajoaras a fim de ampliar os repasses de recursos e melhorar o atendimento aos mais de 600 mil habitantes do arquipélago. Em reunião entre os representantes públicos com o presidente da Associação dos Municípios do Marajó (Amam), Guto Gouvêa, e do secretário especial da região, Jaime Barbosa, foi traçada a ação, que terá 15 dias de duração no mês de setembro.
MANGUEZAIS
Nos próximos dias 4 e 5 de setembro, será realizada em Belém a I Conferência dos Manguezais Amazônicos, cuja finalidade é reunir os guardiões dos manguezais do litoral paraense. A conferência é organizada pela Associação Rare do Brasil em parceria com as Associações dos Usuários das Reservas Extrativistas Marinha do Pará e Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos. O foco é a valorização e conservação dos territórios costeiros amazônicos, com ênfase nos manguezais.
LEIA TAMBÉM:
+ Vídeo: Criança desaparecida é resgatada dentro de poço
+ Operação apreende uma tonelada de supermaconha no Pará
+ Conheça os influenciadores que exaltam o Pará com bom humor
EXPOSIÇÃO
A Associação Rural da Pecuária do Pará anuncia a realização da 55ª Expopará, de 9 a 15 de outubro, no Parque de Exposição do Entroncamento, agora com prédio administrativo e pórtico de acesso pela avenida João Paulo II. A programação inclui palestras, cursos, leilões, exposição de animais de raças nobres, além de capacitações, inovações, difusão de novas tecnologias e melhoramentos genéticos. A grande novidade será o Festival Gastronômico, com degustação de pratos típicos do Pará e do Marajó, além de churrasco com cortes de carnes nobres, bebidas, doces e quitutes da região.
BIBLIOTECA
Com a obra de reforma do prédio da Câmara Municipal, Belém vai ganhar uma nova Biblioteca Pública e um Memorial dos Anais do Legislativo Municipal. O projeto de resolução já foi aprovado nas Comissões Permanentes da Casa e deve ser aprovado nas próximas sessões em plenário pelos parlamentares. O objetivo é abrir mais espaços para a população e, em especial, os estudantes da capital paraense. O projeto é de autoria do presidente da CMB, vereador John Wayne (MDB).
LINHA DIRETA
Em participação neste sábado (02), na Expert XP 2023, em São Paulo, o governador Helder Barbalho informou que o Pará quer contar com a participação efetiva do setor privado na recuperação de áreas de floresta degradadas.
No encontro, considerado o maior festival de investimentos do mundo, o chefe do executivo estadual paraense avaliou que a medida ajudará a dar impulso a novos negócios socioambientais. Helder reforçou que há um planejamento previsto pelo Estado no restauro das áreas que foram alvo de atuação ilegal, como a grilagem.
Um adolescente de 15 anos foi retirado de trabalho análogo à escravidão em operações conjuntas da Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Superintendência Regional do Trabalho, no interior do Pará.
O menor faz parte de um grupo de mais de 200 trabalhadores flagrados em diversas irregularidades trabalhistas durante cinco operações – denominadas operação Zacimba Gaba – em cinco fazendas, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) está com uma série de oportunidades abertas para pesquisadores interessados em ingressar em cursos de pós-graduação de mestrado e doutorado. Há oportunidades nas áreas de Ciências Humanas, Comunicação, Saúde, Meio Ambiente, Tecnologia e Meio Ambiente.
A primeira sexta-feira de setembro ofereceu ao público mais uma noite de contato direto com a história de Belém, na quarta edição do Projeto “Uma Noite no Museu”, promovido pelo Governo do Pará. O evento atraiu centenas de pessoa e já é sucesso.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar