plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

Jader Filho se destaca e é bem avaliado no governo Lula 

Descubra as últimas atualizações sobre política, saúde e segurança no Pará, incluindo eleições, programas contra cyberbullying e mais na coluna Repórter Diário.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Jader Filho se destaca e é bem avaliado no governo Lula  camera O ministro das Cidades, Jader Filho | Marcelo Camará/Ministério das Cidades

O ministro das Cidades, Jader Filho, tem sido um importante interlocutor do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que apurou pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada na semana passada que mostrou que o paraense é o segundo integrante do governo que dá mais atenção ao Legislativo federal. Na avaliação geral, Jader Filho aparece na segunda colocação como interlocutor efetivo, com 4% dos votos, enquanto o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se destaca em primeira posição, com 12% dos votos. Foram ouvidos 183 deputados, presencialmente e on-line, entre os dias 29 de abril e 20 de maio. A margem de erro é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

CYBERBULLYNG

O Governo do Pará criou o Programa Estadual de Combate ao Cyberbullying, que consiste em ações educativas direcionadas ao público escolar, com ênfase nos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual e privada. O Programa tem como objetivo combater a prática do cyberbullying. Será assegurado às vítimas acesso prioritário aos serviços públicos de assistência médica, social, psicológica e jurídica e fica instituído o dia 03 de agosto destinado à conscientização, prevenção e ao combate à prática do cyberbullying, fazendo parte do calendário oficial de eventos do Estado.

SEGUNDO TURNO

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) registrou um aumento significativo no número de eleitores no estado e atualizou que pela primeira vez haverá a possibilidade de segundo turno em quatro cidades paraenses, algo restrito até então a Belém, Ananindeua e Santarém, os maiores colégios eleitorais. O TRE informou que Parauapebas ultrapassou a marca dos 200 mil eleitores aptos, conforme condiciona a Justiça Eleitoral para que um município realize a eleição em dois turnos. Deve haver eleição em segundo turno quando nenhum dos candidatos consegue, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos.

FERIADO

Por sinal, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará comunica que, por meio da Portaria nº 23006/2024, assinada pelo presidente do Tribunal, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, o feriado de Corpus Christi foi transferido da quinta-feira (30 de maio) para a sexta-feira (31) no âmbito da Justiça Eleitoral em todo o estado. Por isso, na próxima quinta-feira (dia 30) o expediente será normal para atendimento ao público na sede do Tribunal.

JOGOS

Diante do trágico acidente envolvendo as delegações de Castanhal e Vigia, na tarde do domingo, 26, e o luto oficial que suspendeu as atividades acadêmicas por três dias, a partir de 27 de maio, o Instituto Federal do Pará comunicou o cancelamento da Etapa Estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), que aconteceria desta segunda-feira, 27, a sexta-feira, 31, em Tucuruí. Quatro pessoas morreram no acidente, sendo um aluno e três servidores.

EMPRESA AMIGA

O Governo do Estado publicou nesta segunda-feira, 27, decreto que cria o Programa Empresa Amiga da Segurança Pública para estimular pessoas jurídicas a contribuírem para a melhoria da estrutura das Delegacias de Polícia, dos Batalhões da Polícia Militar, dos Batalhões do Corpo de Bombeiros e dos presídios. A participação das pessoas jurídicas no Programa ocorrerá exclusivamente sob a forma de doações de materiais de papelaria e higiene, realização de obras de manutenção, conservação, reforma e ampliação dos imóveis públicos.

LINHA DIRETA

Mesmo se desdobrando entre agendas relacionadas a mitigar os efeitos devastadores das cheias no Rio Grande do Sul, o ministro das Cidades, Jader Filho, compareceu ao tradicional Festival do Abacaxi, em Floresta do Araguaia, no sul do Pará, realizado no sábado, 25.

Hoje mesmo ele desembarca novamente no RS para visitar áreas atingidas pelas fortes chuvas. Junto com uma equipe técnica do governo federal ele reúne pessoalmente com prefeitos gaúchos para buscar soluções disponíveis que atendam com mais brevidade as famílias desalojadas

Médicos estão “aproveitando” a vigência de uma lei estadual recém-criada que proíbe a diferenciação do prazo de marcação de consultas, exames e outros procedimentos entre planos de saúde e atendimentos particulares para simplesmente deixar de atender pelo convênio, até para quem já era paciente. Cabe fiscalização do CRM-PA.

Empresas paraenses pioneiras no empreendedorismo voltado ao ramo da beleza e do bem-estar com matéria-prima da floresta se uniram e criaram o Amazônia na Pele. O projeto é um dos destaques da Feira das Indústria desse ano. Eles querem mostrar que vendem Amazônia com a propriedade de serem e viverem a floresta.

Os Correios realizam no dia 10 de junho, às 10h, licitação para alienação de um terreno urbano localizado na Av. Dionísio Bentes, S/Nº, Quatro Bocas, em Tomé-Açu. O ato faz parte da estratégia de revisão da carteira imobiliária da empresa, implementada pela atual gestão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias