A Polícia Civil do Pará, por meio das Superintendências Regionais do Lago de Tucuruí e do Xingu, deflagrou nesta sexta-feira (23) uma operação para investigar o crime de comércio ilegal de armas e munições no Estado. As investigações iniciaram após a apreensão de aproximadamente 5 mil munições, em março deste ano, no município de Breu Branco, no sudeste do Pará. Segundo o delegado-geral Walter Resende, durante os interrogatórios dos suspeitos que estavam na posse das munições, a polícia verificou que o produto tinha como destino um suspeito do município de Pacajá.
APREENSÃO
Com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/PA), foi possível verificar que a loja de armas responsável pela venda dos armamentos e munições utilizava o nome de uma empresa com sede em Ananindeua. Com base nisso, foram realizadas buscas e apreensões nas lojas e residências dos investigados, com apreensão de 35 mil munições, mais de 40 armas, além de celulares e outros eletrônicos. A ação teve a participação de policiais de Ananindeua, Marituba, Pacajá, Anapu, Altamira e Santarém e de Imperatriz no Maranhão.
FALÊNCIA
Credores do processo de falência da empresa Marcos Marcelino Consórcios devem se apresentar à Secretaria Judiciária da 2ª Vara Cível e Empresarial de Ananindeua, no Fórum Edgar Lassance, de 26 a 30 de agosto, das 8h às 13h. É o 9º Edital de convocação, e os convocados nos editais anteriores também devem procurar a Vara. Será realizado o pagamento de 50% dos valores devidos. A lista de credores contemplados nesta convocação pode ser consultada no Diário de Justiça publicado na sexta-feira, 23, páginas 720 – 757. Os pagamentos devem ocorrer até o final do ano.
CONDENAÇÃO
A Justiça estadual condenou, em primeira instância, o ex-deputado Wladmir Costa por difamação contra o cantor Ximbinha (Cledivan Almeida Farias). A sentença é do juiz Marcus Alan Gomes, da 9ª Vara Criminal de Belém, que estabeleceu uma pena de 6 meses e 18 dias de detenção, além de 21 dias de multa. Ximbinha movia uma queixa-crime desde 2020 em função de ofensas e difamações postadas por Wladimir em seus perfis de redes sociais, nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, através de texto, fotos e vídeos.
FUNDEF
O Governo do Estado publicou, na sexta-feira (23), documentos orientadores para auxílio dos profissionais da educação básica da rede pública estadual que têm direito aos recursos a serem recebidos pelo Estado do Pará, em razão de precatório judicial decorrente da complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Já está disponível um manual de orientação para o acesso do Portal Abono Fundef e um FAQ com as principais dúvidas dos beneficiários.
CARNE
O acordo conhecido como Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Carne completou 15 anos de lançamento no Estado com anúncios de atualização das regras, para facilitar a agregação de mais frigoríficos. Foram também anunciadas iniciativas contra empresas que descumpriram regras ou que não aderiram ao TAC, incluindo pedidos à Justiça que sejam aplicadas multas em valores que superam R$ 16,2 milhões contra os frigoríficos. Os anúncios foram feitos na quinta-feira, 22, na sede do MPF em Belém.
Os shows que fecharam a semana durante a programação da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes lotaram o estacionamento do Hangar na quinta-feira, 22, com a aparelhagem Carabao, e na sexta, 23, com a cantora Zaynara.
O Ministério Público do Pará voltou a carga contra estabelecimentos localizados em Marituba que abusam da poluição sonora. Duas ações civis públicas foram propostas para enquadrar os barulhentos que ficam na Pedreirinha e Decouville.
A Fundação Cultural do Pará fez, na Feira do Livro, a entrega simbólica de 22 mil livros para 55 bibliotecas localizadas em 15 municípios paraenses. A entrega faz parte do programa Leitura por Todo Pará que já distribuiu mais de 40 mil livros apenas em 2024.
Nesta semana, os técnicos da Conab finalizam a pesquisa de campo nas áreas produtoras do Pará, a fim de coletar as informações que irão compor o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024.
Na pesquisa atual no Pará será verificado o desenvolvimento das lavouras de milho 2ª safra, gergelim, sorgo e feijão 3ª safra. Serão coletadas informações a respeito de área, produtividade e produção, bem como o estágio de desenvolvimento, condições das lavouras e fatores que influenciaram a expectativa de produção.
Nesta edição de 42 anos do DIÁRIO não podia faltar o reconhecimento e o agradecimento a todos os leitores da coluna e de todo o jornal, que nos acompanham, nos motivam e são a grande razão desta longa história, pautada em trazer informação de qualidade e responsabilidade sempre.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar