
Presente em seis hospitais públicos no Estado do Pará, a Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, anunciou a retomada das atividades presenciais de seu Programa de Voluntariado.
A ideia é que já em 2022, os voluntários possam realizar ações voluntárias diretamente nos hospitais gerenciados pela instituição.
São eles: Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua; Hospital Materno-Infantil de Barcarena; Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém; Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá; e o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira.
Criado em 2016, o Programa de Voluntariado da entidade conta hoje com cerca de 300 integrantes.
Com o surgimento da Covid-19 e o início da pandemia no Brasil, muitas ações de voluntariado, principalmente no ambiente hospitalar, precisaram se reinventar para continuar levando conforto ao próximo, com segurança.
Para isso, alguns projetos migraram para o ambiente digital ou ações remotas, e outros foram temporariamente suspensos.
A retomada foi discutida no 4º Encontro de Líderes de Voluntariado, realizado no início deste mês. No evento, realizado pela internet, a Pró-Saúde apresentou as diretrizes institucionais desenvolvidas para tornar segura a atuação dos voluntários nas unidades.
Entre os critérios adotados estão a exigência de esquema vacinal completo, ausência de fatores de risco para a Covid-19, participação em treinamentos de biossegurança e adesão ao termo de responsabilização em caso de contaminação.
35.jpg
As diretrizes estão em consonância com o atual momento da pandemia e a preocupação em relação à nova variante em circulação, denominada de ômicron. “É essencial ainda a manutenção das medidas de controle como o uso de máscara, vacinação e higiene das mãos”, destacou Fernando Paragó, diretor corporativo Médico da Pró-Saúde.
O gestor alertou ainda sobre a necessidade de seleção dos locais para desenvolvimento das atividades, com ambientes ventilados e sem aglomeração. A realização de atividades nos leitos, ou em locais onde há trabalho assistencial, segue suspensa.
“Desenvolvemos essas diretrizes para garantir um retorno seguro dos voluntários, que são essenciais para o cumprimento da missão da Pró-Saúde, que é a melhoria dos serviços públicos”, acrescentou o diretor.
Como ser voluntário
No Brasil, cerca de 6,9 milhões de pessoas realizaram algum tipo de trabalho voluntário em 2019, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As ações de voluntários no ambiente hospitalar de unidades gerenciadas pela Pró-Saúde seguem o Manual do Voluntariado da instituição.
Quem tiver interesse em se tornar um voluntário, basta preencher o cadastro no link: https://www.prosaude.org.br/filantropia/programa-de-voluntariado/formulario-de-voluntariado/.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar