Foi inaugurado na última quinta-feira (17) o novo serviço de cirurgias de retina do Pará voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Centro de Oftalmologia do Complexo Hospitalar da Beneficente Portuguesa passa a ser referência para atender gratuitamente toda a população, associados e usuários de plano de saúde.
Com um corpo de cerca de 45 profissionais entre médicos, funcionários e prestadores de serviço, o centro de oftalmologia da Beneficente Portuguesa realiza cirurgias com a mais moderna estrutura tecnológica mundial do segmento. Em um ano e meio de funcionamento já foram realizadas mais de 40 mil consultas com um número superior a 3.000 cirurgias.
FIM DAS FILAS
Sobre a ampliação e a chegada do novo serviço de cirurgia de retina, o secretário Municipal de Saúde de Belém, Maurício Bezerra, comemora os resultados destacando o fim das filas do SUS e a parceria com instituições para a formação profissional.
"Em uma parceria com a UFPA e o Hospital Bettina Ferro, que mantêm um serviço de residência médica em oftalmologia, parte da formação dos novos profissionais que vão atuar para o SUS, essa formação vai ser feita aqui na Beneficente Portuguesa, nesse serviço", disse apontando o fim das demandas reprimidas em oftalmologia graças a parceria do município com o Complexo Hospitalar.
"Hoje, a gente consegue atender as demandas de Belém e de outros municípios que são contratualizados com Belém e a gente oferece o serviço para esses municípios, a tendência é ampliar. Na medida em que a gente atende mais uma área de atendimento como a cirurgia de retina, a gente consegue atender mais pessoas no Estado, portanto, a tendência é que a gente zere completamente a demanda que existia a dois, três anos. Hoje, entre o pedido da consulta e o atendimento, você demora no máximo uma semana, esclareceu Bezerra que esteve na inauguração do centro representando o prefeito de Belém Edmilson Rodrigues.
LEIA AINDA:
Beneficente Portuguesa comemora 168 anos no Pará
Dia do Médico: a mensagem dos profissionais da saúde
O Centro de Cirurgias de Retina da Beneficente Portuguesa é coordenado pelos médicos oftalmologistas Igor parente e Juliano Machado. Em conversa com a reportagem, Igor falou sobre a inauguração do Centro, das doenças que causam a cegueira e como se dará o atendimento através do SUS.
"É muito pertinente as pessoas saberem que a terceira maior causa de cegueira no mundo é doença relacionada à retinopatia diabética. O paciente diabético pode cursar com outras doenças que levam à cegueira e existem outras patologias retinianas que também cegam como, por exemplo, o deslocamento de retina, trauma retiniano, e a própria degeneração macular relacionada à idade que acomete os pacientes mais idosos. Então existe uma gama de patologias que podem evoluir para a cegueira e que realmente muita das vezes a população não as conhece", explicou, atentando ainda para os riscos da retinopatia da prematuridade que acomete crianças e que por isso o diagnóstico deve ser feito cedo.
SERVIÇO E ACESSO PELO SUS
Sobre o atendimento no SUS a ser realizado no Centro Oftalmológico da Beneficente Portuguesa, Igor Parente esclareceu como se dá o procedimento.
"Quando for o caso do paciente precisar de tratamento, a Beneficente Portuguesa dispõe de mais esse serviço. A partir de hoje, nós iremos oferecer o serviço de cirurgia de retina, o tratamento de laser em doenças de retina: deslocamento de retina, retinopatia diabética, procedimento cirúrgico ou laser, indicado por um médico de retina ele será suprido na Beneficente Portuguesa", seguiu Parente.
"O nosso atendimento é um atendimento de referência, então qual é o fluxo? O paciente está com alguma dificuldade de enxergar, está com uma baixa visão, vai procurar o posto de saúde onde o clínico vai fazer uma referência e contra referência para um serviço que contenha um atendimento oftalmológico. Esse paciente será consultado por um oftalmologista que verificada a necessidade de uma consulta, o médico de retina mandará esse paciente ao médico especialista na área de retina e esse médico irá falar se esse paciente precisa de um procedimento cirúrgico, laser, algum outro procedimento retiniano. O fluxo é Posto de Saúde - Referência - Consulta e Procedimento", finalizou.
INVESTIMENTO HUMANO E TECNOLÓGICO
Para alcançar o patamar de excelência que chegou e dar conta da demanda, os investimentos da Beneficente Portuguesa foram vultuosos nos últimos tempos como demonstra o coordenador de governança assistencial da BP, Vitor Mateus.
"Houve agora nesse serviço da retina o investimento de quase 800 mil reais que foram comprados de equipamentos específicos para o procedimento da retina. Esse investimento é um pouco elevado e tem que ter um especialista chamado retinólogo, médico oftalmologista específico só para fazer isso", disse Mateus.
Dentro da missão de servir e salvar vidas, o presidente da Beneficente Portuguesa, Alírio Gonçalves, destacou o momento da Beneficente Portuguesa e a contribuição para a população paraense.
"O nosso estado, a cidade de Belém já mereciam um serviço desse que é bem abrangente e a Beneficente sai na frente com um novo serviço de cirurgia de retina, fora o sistema de oftalmologia, cirurgia de catarata. A Beneficente está de parabéns, assim como a população do estado do Pará e da cidade de Belém por terem mais esse grande serviço. Graças a Deus, a Beneficente tem esse crescimento com parque avançado em tecnologia e cada vez mais estamos servindo à população do Pará", avaliou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar