
Para celebrar os 83 anos completados no dia 9 de julho, o Banco da Amazônia anuncia um momento de virada. A instituição, com atuação e presença direta nos nove estados da Amazônia Legal, apresenta ao mercado a nova marca, fruto de trabalho robusto de reposicionamento para uma experiência conectada, apoiado pela Consultoria de Marca da FutureBrand São Paulo, ecossistema integrado de gestão de marcas, cultura e negócios, parte do Interpublic Group (IPG) e integrante do McCann Worldgroup.
Entre as entregas do projeto estão: novo site, app e bot, arquitetura repaginada das agências, cartões com design proprietário, posicionamento do Centro Cultural Banco da Amazônia, estratégia de educação financeira e o cartão Pólen, criado especialmente para a COP 30. Todas as etapas foram realizadas de forma transversal, envolvendo cultura organizacional, estratégia ASG, marca empregadora e a jornada completa do cliente, do ambiente físico à experiência digital.
“Estamos vivendo uma transformação profunda no Banco da Amazônia, que vai além da mudança de marca. Estruturamos uma nova estratégia que une solidez financeira, inclusão produtiva e impacto socioambiental. O reposicionamento reflete nosso compromisso com quem vive, empreende e protege a Amazônia, conectando tradição e inovação para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região”, afirma Luiz Lessa, presidente do Banco da Amazônia.

Para chegar a este novo formato, foi realizada uma escuta ativa, central no processo de construção do novo banco. Mais de 1.600 percepções de colaboradores, clientes e lideranças locais foram analisadas, além de mergulho aprofundado em dados digitais: 1,6 milhão de buscas e mais de 12 milhões de menções sobre o banco.
“Nosso desafio foi atualizar as propostas mantendo a legitimidade histórica de décadas e sua profunda conexão com o território, agora refletida em um posicionamento mais claro, inclusivo e ambicioso. Mais do que uma mudança de identidade visual, essa transformação reflete o compromisso em impulsionar quem vive e constrói o futuro da região, reafirmando o papel de banco público de desenvolvimento e impacto real na vida das pessoas e empresas”, garante Karen Fontana, CCSO (Chief Culture & Strategy Officer) da FutureBrand São Paulo e sócio-diretora da Springpoint.
A estratégia ASG (Ambiental, Social e Governança) do banco agora se organiza em três pilares: Amazônia Viva (regeneração ambiental), Amazônia Justa (inclusão econômica e social) e Amazônia Inteligente (inovação com impacto real). A ambição é consolidá-lo como um catalisador de futuros sustentáveis, fortalecendo sua reputação dentro e fora da região. Todo este movimento nasce do propósito
A nova marca nasce do propósito de “impulsionar quem cria o futuro da Amazônia”, e se expressa na assinatura “Sonhar, Mover e Impactar”, que traduz o compromisso da instituição com quem vive, empreende e transforma a região todos os dias.
“O rebranding é uma resposta direta ao papel do banco como agente de transformação seja no âmbito financeiro, social, ambiental ou cultural, que evolui sem perder suas raízes. É uma marca que renasce de um território, com ambição para o futuro”, diz Ruth Helena Lima, Gerente de Marketing e Comunicação do Banco da Amazônia.
Sobre o Banco da Amazônia
O Banco da Amazônia é a principal instituição financeira federal voltada ao desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. De capital misto e sob controle do Governo Federal, está presente em todos os nove estados da região, com 123 agências e 75 Unidades de Microfinanças. É responsável por mais de 60% do crédito de longo prazo na Amazônia e administra recursos estratégicos como o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA). Com foco em bioeconomia, energia limpa, agricultura sustentável, infraestrutura verde e inclusão produtiva, o banco tem ampliado sua atuação em crédito de impacto. No 1T25, registrou lucro líquido de R$ 307,5 milhões e uma carteira de crédito de R$ 61,1 bilhões.
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