O Carnaval é sinônimo de festa, mas também exige cuidados para garantir a segurança do público. Por conta disso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA) inicia nesta quinta-feira (12) uma operação intensiva de fiscalização das estruturas provisórias utilizadas nas programações do Carnaval 2026, em municípios do interior do estado.
A iniciativa, que integra um trabalho preventivo do Conselho desde 2023, busca garantir que todas as montagens estejam sob responsabilidade de engenheiros e profissionais habilitados, com a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) devidamente registrada. O objetivo é reduzir riscos e prevenir acidentes durante eventos com grande concentração de público.
Conteúdos relacionados:
- MPPA realiza blitz educativa no Carnaval 2026 em Belém
- Carnaval: Detran alerta para risco de dirigir com sono
- Veja programação dos desfiles das escolas de samba em Belém
Durante a operação, equipes de fiscalização do CREA-PA vão conferir a presença e a regularidade dos responsáveis técnicos, além de verificar o registro dos profissionais no Conselho. A medida também vale para passarelas, torres de som e iluminação e demais estruturas temporárias utilizadas nas programações carnavalescas.
Apresidente do CREA-PA, engenheira civil Adriana Falconeri, afirmou que a fiscalização tem caráter educativo e preventivo. “O Carnaval é um momento de alegria e celebração, mas também exige planejamento e responsabilidade técnica. Nosso papel é atuar de forma preventiva, garantindo que as estruturas sejam projetadas, montadas e acompanhadas por profissionais habilitados, evitando riscos e protegendo vidas”, destacou.
A ação ocorre em municípios do interior do estado conforme o cronograma divulgado pelo órgão. O CREA-PA orienta que prefeituras, organizadores de eventos e empresas contratadas regularizem previamente toda a documentação técnica exigida pela legislação. Irregularidades podem resultar em autuações e outras medidas cabíveis.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!
O órgão também informou que denúncias sobre a ausência de responsáveis técnicos ou outras irregularidades podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais do CREA-PA.
Cronograma de fiscalização
12/02 (quinta-feira)
- Abaetetuba
- Barcarena
13/02 (sexta-feira)
- Benevides
- Santa Izabel do Pará
- Capanema
14/02 (sábado)
- Santo Antônio do Tauá
- Vigia do Pará
15/02 (domingo)
- Cametá
16/02 (segunda-feira)
- Peixe-Boi
- Tracuateua
- Bragança
17/02 (terça-feira)
- Primavera
- Quatipuru
- São João de Pirabas
- Salinópolis
- Ourém
- Capitão Poço
- Irituia
- São Miguel do Guamá
- Nova Timboteua
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar