O reforço na segurança pública é uma das pautas prioritárias do Governo do Pará, e a ampliação do quadro funcional no sistema penitenciário paraense é um dos caminhos para isso. Para alcançar esse objetivo, o governo avança na realização do concurso da Seap, que deve ter o edital publicado no final do mês de junho de 2021 e vai ofertar 1.646 vagas para o cargo de Policial Penal.

Nesta sexta-feira (7), a secretária estadual de Planejamento e Administração (Seplad), Hana Ghassan, e o secretário estadual de Administração Penitenciária (Seap), Jarbas Vasconcelos, assinaram o contrato de organização e execução do concurso público com o Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cetap), referente à concorrência n° 001/2020.

"O concurso é a mola da mudança do sistema prisional, mudamos radicalmente o sistema no Pará, a partir do concurso público, hoje temos 1.076 policiais penais concursados, agora, com este novo certame, 100% deles serão concursados e esperamos que o sistema continue mudando para melhor e o sistema prisional que era considerado o pior do Brasil, passe a ser cada vez mais como já é, atualmente, o melhor do País”, disse o titular da Seap, Jarbas Vasconcelos. 

O ato de assinatura também contou com as presenças da secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplad, Thainná Alencar; da secretária adjunta de Modernização e Gestão Administrativa, Josynélia Raiol; do secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Ivaldo Ledo; secretária adjunta de Recursos Especiais, Renata Mirella Guimarães; diretora de Gestão e Logística, Iris Negrão; e do secretário adjunto da Seap, Coronel Arthur Moraes. 

“Assinamos hoje o contrato com a empresa que executará o certame da Seap, o que reafirma o nosso compromisso perante a sociedade, para alcançarmos cada vez mais melhorias na segurança pública com o aumento do efetivo, além de incentivarmos o ingresso no serviço público através de concurso. Dessa forma, o Estado ganha notoriedade com mais segurança e desenvolvimento”, ressaltou Hana Ghassan. 

VAGAS

O concurso prevê 1.646 vagas para policial penal, e as provas acontecerão de forma descentralizada, em Altamira, Belém, Castanhal, Marabá, Santarém e Itaituba. 

A Seplad comunica que todas as informações oficiais sobre o concurso público serão divulgadas nos canais de comunicação da Secretaria.

Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará

MAIS ACESSADAS