Seguir a carreira militar exige do candidato um longo preparo físico e mental, embora a recompensa no final seja satisfatória, tendo em vista as gratificações e demais bonificações oferecidas nos mais simples dos cargos. Assim como no ano passado, em 2022 as oportunidades para a área não seriam diferentes.
Cinco concursos estão abertos pelas Forças Armadas e somam pouco mais de 2,2 mil vagas em diversas áreas nas regiões norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul. O melhor? Os salários chegam a quase R$ 11 mil. Para essas oportunidades, cabe frisar, o requisito é ter escolaridade de ensino médio e, em alguns casos, também é exigida a formação técnica.
+ Sebastião Salgado vê estrago de Bolsonaro na Amazônia
+ Concursos: orçamento prevê 43 mil vagas
Aeronáutica
A Força Aérea Brasileira (FAB) oferece três processos seletivos e o mais numeroso deles oferece 834 postos para prestação do serviço militar voluntário em 17 estados e no Distrito Federal. Podem participar profissionais com formação em produção de áudio e vídeo, desenho, eletromecânica, logística, mecânica de aeronaves, processos fotográficos, saúde bucal, entre outras áreas.
Também é oferecida a admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento de 2023 (EAGS) vai preencher 237 vagas. No edital, são disponibilizadas chances nas áreas de eletrônica, administração, enfermagem, eletricidade, informática, laboratório, obras, pavimentação, topografia, radiologia e música.
Já o Curso de Formação de Sargentos (CFS) em 2023 estão em jogo 243 vagas. Entre as especialidades, estão: mecânica de aeronaves, material bélico, guarda e segurança, controle de tráfego aéreo e equipamento de voo. As três primeiras áreas são exclusivas a homens, enquanto as duas últimas podem ser disputadas por candidatos de ambos os sexos.
+ “Jovem Aprendiz Integrado” abre mais de 350 vagas no Pará
Marinha
Outra que está com a seleção aberta é a Marinha, destinada a preencher 20 vagas para admissão à Escola Naval, unidade de ensino superior no Rio de Janeiro (RJ). São 12 postos para mulheres e 8 para homens. Os aprovados farão um curso de graduação com duração de quatro anos, em regime de internato.
Já o Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais vai selecionar 960 jovens do sexo masculino. No edital, estão disponíveis chances para estudar em duas cidades: 720 vagas no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (Ciampa), no Rio de Janeiro (RJ); e 240 vagas no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (Ciab), na capital federal.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar