Depois de anos de espera, a promessa de reforçar a linha de frente da saúde pública do Tocantins finalmente saiu do papel. Em um anúncio que movimentou servidores e concurseiros em todo o estado, o Governo confirmou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o primeiro em quase 20 anos.
A autorização foi anunciada na última sexta-feira (30), durante evento realizado na sede da SES. Ao todo, o concurso vai ofertar 5.124 vagas, distribuídas em 31 categorias profissionais, abrangendo desde a área de enfermagem até especialidades médicas.
Leia mais:
- CIIR abre seleção para portaria, administrativo e aprendiz
- Fundação Parápaz abre seleção para 17 vagas no Pará
“Estamos autorizando o concurso da Saúde em todas as áreas: técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos especialistas. São 31 categorias e mais de 5 mil vagas. Preparem-se para o maior concurso da história da saúde do Tocantins”, afirmou o governador.
Quer saber mais de concurso? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
O último concurso da pasta ocorreu em 2008, o que torna o novo certame um marco para a recomposição do quadro de servidores e para a melhoria dos serviços oferecidos à população.
Entre as vagas já previstas estão:
- 950 vagas para enfermeiros;
- 1.895 vagas para técnicos de enfermagem;
- 873 vagas para médicos, sendo 593 destinadas exclusivamente a especialistas;
- 80 vagas para enfermeiro obstetra, ofertadas pela primeira vez;
- 80 vagas para fonoaudiólogos.
Presente no anúncio, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, explicou que o próximo passo será a formalização da comissão organizadora do concurso, embora ainda não haja data definida para essa etapa.
“A partir de agora, avançamos para a publicação da portaria da comissão do concurso e, posteriormente, para a contratação da banca organizadora, com o objetivo de realizar o certame ainda em 2026”, destacou.
Lei abriu caminho para o concurso
O anúncio do concurso já era esperado desde abril de 2025, quando o Governo publicou a Lei nº 4.652, que alterou o quadro geral de servidores da Saúde. A legislação ampliou o número de vagas existentes e criou três novos cargos, abrindo espaço legal para a realização do certame.
Na ocasião, o Executivo estadual informou que as mudanças foram baseadas em estudos técnicos das secretarias da Saúde e da Administração, justamente para viabilizar a realização do concurso e fortalecer a rede pública de atendimento em todo o estado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar