O governo federal autorizou oficialmente a realização de um novo concurso da Receita Federal. Ao todo, serão ofertadas 146 vagas para os cargos de auditor-fiscal e analista tributário, conforme autorização publicada no Diário Oficial da União.
Com a autorização, a Receita Federal inicia agora os preparativos para a seleção. Os próximos passos incluem a formação da comissão organizadora, responsável pela elaboração do termo de referência e pela contratação da banca responsável pelo certame.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Prefeitura abre vagas com salários de R$ 3,7 mil no Pará; inscrições iniciam hoje (20)
- Concurso da ANPD já tem banca para elaboração das provas; saiba
- Concursos reúnem mais de 7 mil vagas e salário de mais de R$ 20 mil
Pela legislação, o edital deverá ser publicado em até seis meses após a autorização, ou seja, até janeiro de 2027.
Distribuição das vagas
As 146 vagas serão distribuídas entre os dois cargos da seguinte forma:
Analista Tributário
- 76 vagas para ampla concorrência;
- 29 para candidatos negros;
- 6 para pessoas com deficiência (PcD);
- 3 para indígenas;
- 2 para quilombolas.
Auditor-Fiscal
- 18 vagas para ampla concorrência;
- 8 para candidatos negros;
- 2 para pessoas com deficiência;
- 1 para indígena;
- 1 para quilombola.
Ao todo, serão disponibilizadas:
- 94 vagas para ampla concorrência;
- 37 para candidatos negros;
- 8 para pessoas com deficiência;
- 4 para indígenas;
- 3 para quilombolas.
Comissão e banca organizadora
Com a autorização oficializada, a Receita Federal deverá instituir a comissão responsável pelo concurso e iniciar o processo de contratação da banca organizadora. Ainda não há definição sobre qual instituição ficará encarregada da seleção.
Qual pode ser a banca?
O último concurso da Receita Federal, realizado em 2022, foi organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Antes disso, a maioria dos certames do órgão contava com o apoio da extinta Escola de Administração Fazendária (ESAF).
Quer receber mais notícias e vagas de emprego? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Entre as bancas que tradicionalmente organizam concursos federais também estão Cebraspe e Cesgranrio, que têm conduzido seleções de órgãos como TCU, CGU, INSS e o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
A definição da banca deverá ocorrer após a conclusão dos procedimentos administrativos conduzidos pela comissão organizadora.
Autorização já era esperada
A publicação da autorização confirma uma expectativa que já circulava entre candidatos. No fim de 2025, integrantes da carreira já indicavam que a Receita Federal trabalhava para obter aval do governo e realizar um novo concurso em 2026.
Agora, a expectativa dos concurseiros se volta para a divulgação da banca e do edital, que definirá o número de vagas por cargo, remuneração, conteúdo programático e cronograma oficial da seleção.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar