plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Como dominar o edital de um concurso público

A grande maioria dos candidatos não presta a devida atenção aos editais. Inclusive, o diagnóstico é quase unânime entre professores e especialistas da área de concursos públicos já que os editais são documentos muito longos e o aluno acaba se preocupando

twitter Google News

A grande maioria dos candidatos não presta a devida atenção aos editais. Inclusive, o diagnóstico é quase unânime entre professores e especialistas da área de concursos públicos já que os editais são documentos muito longos e o aluno acaba se preocupando mais com apostilas e livros preparatórios do que com as páginas do edital.

Vale destacar porém, que estudar o edital está longe de ser perda de tempo. Muito pelo contrário: ignorar um mero parágrafo do texto pode eliminar até os candidatos mais preparados.

Saiba como usár o edital a seu favor:

-Busque o edital do último concurso: O intervalo entre a publicação do edital e a primeira prova costuma ser curto. O prazo mais comum costuma variar de 45 a 60 dias - um tempo irrisório para se preparar para um concurso. A dica então, é procurar o documento do ano anterior e começar a estudar com antecedência.

Vale destacar que o edital mais recente serve apenas para apresentar uma ou outra novidade em relação à ultima prova, e todo esse material pode ser encontrado no Diário Oficial da União, bem como nos sites das bancas organizadoras e entidades responsáveis pelo concurso.

-Entenda a estrutura do documento - A seção mais básica de um edital é a das disposições preliminares, que apresenta a banca organizadora, o regime jurídico dos cargos oferecidos (estatutário, celetista etc), o local das vagas e outras informações básicas. Em seguida, costumam vir a relação de vagas oferecidas e as exigências para se candidatar. Então fique ligado pois não cumprir um único requisito impede a posse em caso de aprovação.

O edital ainda inclui tópicos que indicam as datas e etapas do concurso, instruções para a inscrição e os critérios de avaliação da banca. O conteúdo cobrado nas provas muitas vezes aparece no anexo.

-Leia e releia criteriosamente cada seção - É importante ter uma visão geral do edital, mas isso não dispensa o candidato de voltar ao texto outras vezes com o olhar mais atento aos detalhes.
Repetir a leitura ajuda a perceber minúcias que podem fazer toda a diferença, e a atenção deve valer da primeira à última vírgula. Não ignore jamais as disposições finais do edital, porque quase sempre ali se esconde uma informação muito útil.

Se houver dificuldade para decifrar algum ponto, procure um professor ou especialista experiente na tarefa.

-Elabore um resumo de informações - O edital deve servir como um “mapa” para a conquista da vaga. Ele é um instrumento feito para sempre acompanhar o candidato durante os estudos, porém, na rotina da preparação, geralmente não é reservado tempo para consultar as dezenas de páginas do documento.

A saída é fazer uma síntese dos pontos principais do documento, destacando as informações mais importantes com um marca-texto e, de preferência, anotá-las em forma de esquema simplificado.

(com informações do portal UOL e Revista Exame)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Concursos

    Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

    Últimas Notícias